Conexao Tabaco
PrincipalNotíciasCharutosCachimbosEventosOnde FumarEstiloVideosContato
Em DestaqueHist—riaCharutos CubanosOutras NacionalidadesHarmonizacoes

Charutos > Outras Nacionalidades

O "Novo Mundo" do charuto


Por Alexandre Avellar - 26/10/2010

Em um paralelo à terminologia utilizada para classificar os vinhos, Cuba é considerada o Velho Mundo do charuto, sendo os charutos dos outros países da América Central e do Sul considerados o Novo Mundo do charuto. Apesar de já cultivarem o tabaco há vários anos, a produção dos charutos nos países da América Central aumentou muito após a Revolução Cubana.

Com a chegada de Fidel Castro ao poder e a instituição do socialismo na ilha, várias famílias produtoras de charutos imigraram para outros países iniciando nestes, a plantação e produção de charutos. Existem excelentes charutos produzidos fora de Cuba atualmente, e o mercado tem evoluido e produzido uma gama cada vez mais variada de opções.

A produção de charutos desses países foi impulsionada também, pela demanda do mercado norte americano por esses produtos, visto que após o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba, os charutos cubanos não podiam mais ser comercializados nos EUA.

Conheca aqui alguma das principais marcas de charutos do Novo Mundo.

 

BRASIL

Alonso Menendez
Alonso MenendezA Menendez Amerino nasceu com a associação entre a tradicional família cubana Menendez e Mário Amerino Portugal, que também possuía ancestralidade, história e ampla experiência no ramo de tabaco e no cultivo de fumos no Recôncavo Baiano.

A marca Alonso Menendez foi lançada em 1980. A marca possui fumos selecionados do Recôncavo Baiano e são enrolados na Fabrica Menendez Amerino, a maior produtora de charutos premium do Brasil.

Dannemann
DannemannFundada na segunda metade do século XIX pelo alemão Gerhard Dannemann, a mais antiga fábrica de charutos do Brasil iniciou sua produção com apenas seis funcionários. Geraldo Dannemann - como passou a ser chamado - chegou ao País em 1873, quando comprou a então falida empresa de charutos Schnarrenbruch e mudou-se para São Félix, na região do Recôncavo Baiano.

O grupo suíço Burger adquiriu a licença do nome Dannemann em 1976, e produz até hoje os charutos da marca, que não perdeu seu prestígio na Europa. Atualmente, a empresa produz os charutos Salvador, Menudo, Maduro, Especial, No 1 e São Félix, além da linha Artist Line e as cigarrilhas Reynitas e Bahianos.

Dona Flor
Dona FlorEm 1987, a Menendez Amerino lançou no mercado uma nova marca de charuto, a Dona Flor. O nome foi foi inspirado na principal personagem do livro "Dona Flor e seus Dois Maridos", do escritor baiano Jorge Amado.

Dona Flor pertence a linha de Charutos Premium, feito a mão de pura folha de fumo; é fruto de uma rigorosa seleção de fumos procedentes do Recôncavo Baiano, resultando um produto de excepcional qualidade com caráter aromático muito apreciado pelos fumantes europeus.

Le Cigar
Le CigarCriada em 1997, a Manufatura Tabaqueira LeCigar Ltda., pelo velho tabaqueiro baiano, que atende pelo nome de Arend Becker e seu sócio Horst Hinrich Richard Schweers, teve suas atividades iniciadas em 1998.

Visando colocar no mercado, charutos denominados Premium, verdadeiramente "PUROS DO BRASIL", teve seu reconhecimento já no segundo ano em atividade e confirmada a sua qualidade em anos posteriores.

Monte Pascoal
Monte PascoalMonte Pascoal é uma marca de charutos produzida na Tabacos Mata Fina, empresa comandada por Lorenzo Orsi. A fábrica fica em Cruz das Almas, recôncavo Baiano, bem no coração da região privilegiada para a produção do fumo brasileiro de alta qualidade.

Os charutos Monte Pascoal são comercializados em caixas com 25 e 10 unidades. As figuras que adornam a caixa remetem ao Brasil do descobrimento, valorizando os quinhentos anos de tradição brasileira no cultivo e trato dos melhores tabacos.

Siboney
SiboneyA empresa Nativo del Caribe é uma sociedade limitada, representada por dirigentes cubanos que possuem conhecimentos de origem na produção de charutos. O charuto Siboney é uma marca da empresa produzido no Brasil, cuidadosamente enrolados com folhas inteiras 100% a mão por experientes tabaqueiras de origem cubana que possuem uma grande experiência em sua confecção.

O Siboney é produzido com uma mistura que proporciona um aroma (blend) forte e sabor agradável, construção encorpada e queima equilibrada. UtilizaÊ capa clara connecticut, e capa escura Criollo mexicano, as folhas do miolo do charuto são selecionadas e importadas das melhores fazendas do Caribe e tratadas 100% natural desde seu plantio até a secagem e fermentação, conservando suas características naturais.

 

REPÚBLICA DOMINICANA

Avo Uvezian
Avo UvezianAvo é uma marca premium produzida pela famosa Tabadom Factory pelos produtores do Davidoff. Seu cremoso aroma faz com que este seja um dos charutos dominicanos premium mais vendidos no mundo.

Avo Uvezian iniciou sua carreira como músico e mais tarde tornou-se compositor, aficionado por charutos e finalmente um criador de charutos premium.

Avo que emprestou seu nome para a AVO Cigars, aproveitou todos os seus talentos na busca da perfeição. Em 1982, quando procurava uma manufatura que pudesse produzir seus próprios charutos, Avo conheceu Hendrik Kelner, um expert em charutos na República Dominicana, e desenvolveu uma parceria para a producao da linha Avo. Os primeiros charutos Avo foram vendidos em Nova Iorque em 1988. À partir deste ano se tornaram um dos grandes sucessos da indústria de charutos mundial.

Arturo Fuente
Arturo FuenteArturo Fuente é um dos charutos mais populares do mundo e um dos mais difíceis de se encontrar.

Carlos Fuente Jr. e a quarta geração de sua família na indústria do charuto e de uns anos para cá os charutos Fuente se tornaram o charutos mais populares produzidos na República Dominicana.

Uma combinação de experiência e a das folhas de qualidade que o país tem a oferecer, colocaram os charutos da Fuente nos topos das listas de avaliação dos aficionados mais exigentes.

 

CAO
CAOA CAO Cigars foi fundada pelo turco-americano Cano A. Ozgener e iniciou suas atividades prduzindo cachimbos e fumo para cachimbos. Em 1968, Cano Ozgener decidiu abandonar os negócios do cachimbo e entrar na indústria do charuto.

Desde entao a CAO Cigars vem produzindo charutos utilizando blends com folhas de vários países e possuem uma vasta linha de charutos atendendo aos mais variados gostos. Talvez esta seja a empresa que mais invista no visual de suas anilhas e caixas de charutos, sendo estes uma atração à parte.

Entre os maiores sucessos de vendas da CAO esta o CAO Brazilia, que se utiliza do tabaco Mata Fina, e o CAO Mx2 que possui duas camadas da folha do tabaco maduro na sua capa.

Davidoff
DavidoffA Davidoff é considerada uma das melhores, se não a melhor, marcas de charuto do Novo Mundo. Quando se fala de altos padrões, ninguém faz melhor que a Davidoff. O compromisso com a qualidade de seus charutos faz com que a marcar utilize-se das melhores e mais envelhecidas folhas de tabaco para criar seus blends.

Cada charuto contém no seu blend folhas com no mínimo 4 anos de envelhecimento, cuidadosamente escolhidas pelos melhores torcedores de tabaco da República Dominicana. Todo esse cuidado faz com que o Davidoff seja uma excelente escolha para qualquer aficionado.

La Flor Dominicana
La Flor DominicanaA La Flor Dominicana ja recebeu inumeros premios pelos varios charutos de sua linha. De propriedadee de Litto GOmez, a marca foi introduzida no mercado nos anos 1990 e ganhou destaque pelos seus blends feitos com as melhores folhas de tabaco dominicanas.

A La Flor Dominicana e conhecida pelos seus belos charutos e tambem pelo fato de Litto Gomez ser o responsavel pela criacao de uma bitola derivada do torpedo, muito dificil de ser produzida.

Dentre seus charutos mais vendidos estao os Doble Ligeros que possuem uma capa escura, sabor encorpado e apimentado.

Macanudo
MacanudoMacanudo é o charuto mais vendido nos Estados Unidos. Ele é conhecido tanto pelo seu sabor e corpo suave como pela consistência. O Macanudo nasceu na Jamaica, mas, devido a condições desfavoráveis naquele país, migrou para a República Dominicana.

O seu blend suave é ideal para os novos aficionados ou aficionados mais experientes que preferem um charuto mais leve, mas sem abrir mão da qualidade.

 

HONDURAS

Camacho
CamachoQuando um aficionado escuta o nome Camacho, imediatamente vem à mente um charuto com o rico aroma e sabor dos tabacos plantados em Ranchos Jamastran em Danli, Honduras. Esta região na América Central tem o solo e clima comparável somente a região de Vuelta Abajo em Cuba. E é nesta fabrica que você vai encontrar a famosa Família Eiroa.

A Família Eroa vem plantando tabaco por várias gerações e começaram esta arte em Cuba. Quando Cuba foi declarada comunista, Don Julio Eiroa saiu de Cuba levando sua grande experiência e conhecimento sobre tabaco.

Além do conhecimento, Don Julio levou também algumas das sementes mais saborosas de tabaco plantadas na fazenda El Corojo. Esse tabaco da ao Camacho um sabor forte, encorpado e com uma complexidade que coloca o Camacho entre as grandes marcas do Novo Mundo.

 

NICARÁGUA

Joya de Nicaragua
Joya de NicaraguaNicaragua é o país produtor de charuto que mais se desenvolveu nos últimos anos. Em 1964 foi aberta a primeira fabrica de charutos no país, o que comparado com outros países produtores e um início recente.

Joya de Nicaragua foi a primeira marca de expressão no país e em 1970, era o charuto preferido nos Estados Unidos, fumado por políticos e pessoas da elite norte americana. Com a corrupção na Nicaragua e a ameaça de se tornar socialista, a produção de charuto neste país sofreu uma grande queda.

Recentemente a Joya de Nicaragua retomou sua produção e voltou a figurar como uma das principais marcas de charuto nicaraguense.

Padron
PadronComo uma das principais produtoras de charutos premium da Nicaragua, os Padrons são conhecido por plantar e enrolar alguns dos melhores tabacos do mundo. Por anos, os charutos Padron foram considerados uma jóia por aficionados do mundo inteiro.

Os Padrons são uma das maiores produtoras de charutos no mundo. Com seu grande sucesso, seus charutos são uns dos mais procurados e difíceis de se encontrar. A demanda tem sido tão grande que a fábrica definiu um teto de produção para que o número de charutos produzidos na fábrica não perdessem a qualidade e fossem torcidos com a mesma atenção que fizeram dessa marca tão cobiçada.

A linha original da Padron tem seu sabor de médio para forte e esta disponível nas capas natural e maduro.

Rocky Patel
Rocky PatelEm uma indústria baseada na reputação e no reconhecimento de marcas, a paixão de Rocky Patel colocou sua marca no patamar dos charutos mais admirados do mundo. Um sobrevivente do boom do charuto que atingiu o Novo Mundo nas décadas de 1980 e 1990, sua persistência e busca pela perfeição fizeram de Rocky Patel uma das grandes marcas do mundo dos charutos.

Rocky Patel possui uma vasta linha de charutos com destaque especial para a linha Vintage 1990 e 1992. A qualidade e sabor dos charutos Rocky Patel, definitivamente, faz com que esta seja uma marca que deve estar presente no umidor de todo aficionado.

 

Voltar

Fly Me