Conexao Tabaco
PrincipalNotíciasCharutosCachimbosEventosOnde FumarEstiloVideosContato
Em DestaqueHist—riaCharutos CubanosOutras NacionalidadesHarmonizacoes

Charutos > Harmonizações

Os charutos e as bebidas


Por Alexandre Avellar - 11/09/2015

Uma das dúvidas mais comuns na hora de desfrutar de um bom puro é sobre qual bebida acompanhar este momento e como tornar a degustação ainda mais prazerosa.

O Conexão Tabaco dá algumas dicas de como escolher a bebida mais adequada ao momento e ao charuto que você pretende fumar.

 


 
Para começar, vamos utilizar os três grupos de bebidas alcoólicas utilizados pela WSET (Wine & Spirit Education Trust) de Londres: fermentados, destilados e bebidas compostas.

Neste primeiro momento, vamos falar das principais bebidas de cada categoria.

Fermentados (vinhos, cervejas, saquês e cidras)

Vinhos
 


 
Talvez uma das perguntas mais frequentes seja a de como harmonizar vinho e charuto, visto que a bebida harmoniza muito bem com alimentos.

Os vinhos espumantes por serem mais ácidos desempenham uma função de limpar o paladar e a acidez combinará com charutos mais suaves. Um Hoyo de Monterrey pode ser uma bela opção para esta harmonização.

Quando se trata de vinhos tintos, o charuto tende a se sobrepor ao vinho e, por consequência, matar a bebida. Os taninos tendem a aumentar a sensação seca na boca, visto que o charuto também provoca esse efeito.

Já os vinhos de sobremesa e fortificados tendem a fazer um bom maridaje (casamento em espanhol). Isso acontece pelo maior corpo dessas bebidas e o dulçor mais acentuado.

Cervejas
 


 
Uma das harmonizações mais populares da atualidade devido ao aumento da oferta de cervejas especiais no mercado, esta combinação demanda atenção. As cervejas Ales vão melhor com o charuto que as Lagers.

A dica é procurar por cervejas com malte torrado ou defumado e com maior teor alcoólico. Notas de chocolate, avelã e café também são muito bem vindas para incrementar os sabores encontrados nos charutos.

Destilados (Gin, Vodka, Tequila, cachaça, Rum, Brandy, Whisky)

Runs
 


 
Não há como falar em charutos sem falar em rum. Isto porque tanto o puro quanto esta bebida estão carnalmente ligados à cultura dos países da América Central e Caribe, principais países produtores de bons charutos.

Engana-se quem pensa que rum é uma bebida barata e adequada somente à famosa Cuba Libre. O bom rum pode se assemelhar muito mais à um bom brandy que à concepção que a maioria das pessoas tem sobre a bebida.

Tanto os runs preparados em solera ou os ligeros são ótimas opções para acompanhar uma boa fumada. Pergunte a um cubano qual é a melhor bebida para harmonizar com um puro e terá o rum como resposta em 100% das vezes.

Brandys
 


 
Pergunte a um leigo sobre como harmonizar o charuto e ele dirá que é com um belo cognac. Ele ainda dirá que para ficar perfeita, basta molhar a ponta do charuto na bebida. Bom, tirando a parte de molhar o charuto na bebida, este é um belo maridaje para o tabaco.

Tanto os cognacs quanto os armagnacs vão muito bem com charuto pelo seu corpo e dulçor. No entanto, dê preferência para charutos de corpo médio a forte.

Whiskies
 


 
Outro campeão de público e crítica na harmonização com um bom charuto, os whikies oferecem uma bela gama de opções como os single malts, blendeds e bourbons.

Essa bebida, muito popular no Brasil, vai muito bem com charuto. Não deixe de experimentar os whiskies de Islay na Escócia. Com um perfil de sabor mais defumado e até mesmo "salgado" devido aos processos de produção, este tipo de whisky acompanha muito bem charutos de corpo mais forte.

Cachaças
 


 
Não dá pra falar em destilado sem falar na nossa ilustre cachaça. O interessante é que esta bebida, tão ligada às nossas raízes, não figura com frequência nas mesas dos aficionados.

Vale lembrar que temos uma infinidade de marcas de cachaça e com envelhecimento em vários tipos de madeira. Essa variedade nos permite experimentar diferentes resultados através da harmonização.

Com tantas boas opções da nossa "marvada" no mercado não dá para deixar de explorar os prazeres deste casamento entre cana de açúcar e tabaco.

Bebidas compostas (Licores, Bitters e Vermutes)

Licores
 


 
Os mais populares desta categoria, aqui também vale um cuidado especial. Licores excessivamente adocicados ou mais consistentes (Baileys e Amarula) não vão harmonizar muito bem com os charutos. Os primeiros pelo dulçor se sobrepor ao tabaco e o segundo pelo fato que a sensação tátil na boca prejudicar a percepção do sabor da fumaça.

Essas são algumas diretrizes básicas para uma harmonização mais proveitosa, mas quando falamos de paladar, o gosto pessoal é o que realmente importa. Não deixe de explorar as várias opções de bebidas alcoólicas no mercado e veja qual a melhor se adequa ao seu gosto pessoal e ao seu charuto favorito.

Em breve falaremos das bebidas que não foram destaque aqui e falaremos também sobre a harmonização com bebidas sem álcool como o café e o chá. Fique de olho!

Alexandre AvellarAlexandre Avellar é fundador do site Conexão Tabaco, hoje a principal referência sobre charutos no Brasil, e foi Nominado Hombre Habano en Comunicación no XV Festival del Habano, em Cuba. Ministra cursos sobre degustação de charutos e escreve para várias publicações no Brasil e no exterior.

 

 

 

Rum e Charuto, a lo cubano


Por Alexandre Avellar - 02/05/2013

Cuba é um país de cultura riquíssima. Rum e charuto não só representam com classe esta cultura, como também formam uma das melhores harmonizações no mundo do tabaco. O rum é a bebida nacional de Cuba e serve de base para os principais coquetéis preparados na ilha, como o Mojito, o Daiquiri e, é claro, a Cuba Libre.

Mas engana-se quem pensa que o rum é uma bebida somente para a preparação destes drinks. Nas versões mais envelhecidas, este destilado preparado a partir do melaç o da cana de açúcar oferece uma gama de sabores adocicados que não só complementa o sabor do charuto, como também abre o paladar para a percepção de novas notas das preciosas folhas de tabaco.

 


 
O rum aqui no Brasil não é muito popular e dificilmente se encontra um bom rum na maioria dos bares e restaurantes de nosso país. Ao contrário disso, é venerado na América Central e Caribe e é nesta região onde os melhores runs são encontrados.

Para obter o máximo de sabores nesta harmonização, recomendo os cubanos Habana Club Selección de Maestros (foto) e o Santiago de Cuba (muito pouco conhecido no Brasil) 11 años. Obviamente, as versões mais envelhecidas destas marcas são ainda melhores.

O guatemalteco Zacapa, mais facilmente encontrado por aqui, também representa muito bem essa bebida. Recomendo a versão Solera 23 anos e o XO.

 

Grappa e Toscano, uma dupla tipicamente italiana


Por Alexandre Avellar - 15/08/2012

Várias duplas nos vem em mente quando falamos de Itália. Assim é com as massas e o vinho e a pizza e a cerveja, mas nenhuma delas poderia representar melhor este país em nosso site que a Grappa e o Toscano.

Este delicioso destilado italiano de uva, possui um sabor forte que pode assustar aos iniciantes, mas para os paladares mais experimentados revela as notas adocicadas das uvas com que é preparado.

 


 
Para aguentar a força e sabor desta bebida, o Toscano, charuto que é a paixão nacional na Itália, pode ser a sugestão perfeita.

Charuto de sabor pronunciado e de formato diferenciado quando comparado aos charutos tradicionais, os charutos toscanos tem muita personalidade e representam muito bem essa característica do povo italiano.

Dê preferência para as grappas mais envelhecidas e pelo Toscano Presidente, linha mais exclusiva dos Toscanos produzida em quantidades muito limitadas e de sabor incomparável. Certamente, o melhor dos Toscanos.

Infelizmente os Toscanos não são encontrados com facilidade no Brasil, mas caso tenha algum parente ou amigo visitando a Itália, vale a pena pedir algumas unidades destas jóias e experimentar essa ótima combinação.

 

Cognac e Charutos


Por Alexandre Avellar - 08/06/2011

A combinação entre cognac e charuto é sem dúvida a mais famosa. Devido sua força e complexidade de sabores, essa bebida acompanha o charuto como poucas outras conseguem fazer. Com a chegada do tempo mais frio, essa combinação torna-se ainda mais adequada.

Mas qual cognag seria o mais adequado para harmonizar com seu charuto favorito?

 


 
Um cognac 30 anos XO seria tão inapropriado para harmonizar com um panetela suave assim como o sabor de um Cohiba pode se sobrepor muito a um VSOP mais jovem.

Várias produtoras têm investido em desenvolver cognacs que combinam mais com o charuto, um bom exemplo disso é o que a Martell fez ao desenvolver o Cognac Cohiba.

Em geral a escolha deve ser sempre de acordo com o corpo do charuto. Quanto mais envelhecido o cognac melhor ele acompanha os charutos mais encorpados.

Sobre a velha lenda de molhar a ponta do charuto no cognac, esqueça-a, a não ser que você deseje mastigar seu charuto depois.

 

O charuto e a cachaça


Por Alexandre Avellar - 17/11/2010

A cachaça vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, seja para abrir o apetite, como um presente diferenciado e, por que não, para harmonizar com um bom charuto. Com o processo de valorização da cachaça, os produtores desta excelente bebida têm se profissionalizado cada vez mais e produzido cachaças de qualidade diferenciada.

 


 
A exemplo do whisky e do conhaque, a cachaça possui um sabor forte e, devido ao seu alto teor alcóolico, realça os sabores do charuto a cada gole. E por que não degustar esse produto puramente brasileiro com o seu puro preferido. A combinação dos sabores amadeirados presentes na cachaça torna a percepção dos sabores de cedro e terra do charuto ainda mais evidentes.

Nesta harmonização, tive o prazer de experimentar a deliciosa cachaça Correinha, envelhecida 50 anos em barris de carvalho, com um Montecristo Open. O corpo médio deste charuto casou perfeitamente com o sabor licoroso desta preciosidade.

Ao fazer a opção da cachaça ideal para acompanhar o seu charuto, procure por cachaças mais envelhecidas que possuem maior complexidade de sabores, permitindo que as notas do charuto se pronunciem mais abertamente.

 

Harmonizando seu charuto favorito com café


Por Alexandre Avellar - 27/10/2010

Muito se fala de harmonizações entre charutos e bebidas alcoólicas. Realmente há varias combinações que tornam a experiência de degustar seu puro ainda mais prazerosa.

Recentemente degustei um Trinidad Fundadores acompanhado de um bom café. A melhoria na percepção das nuances dos sabores do charuto e vice-versa me fizeram refletir sobre essa maravilhosa combinação.

 


 
Assim como acontece com as harmonizações com as bebidas alcoólicas, escolha um charuto de corpo similar ao do seu café, assim nenhum dos dois se sobrepõe ao outro. Se vai fumar um charuto mais forte, como um Partagás, de preferência aos cafés mais escuros e encorpados, assim voce faz com que um realce as qualidades do outro ao invés de haver sobreposição. Com charutos mais suaves, escolha grãos menos encorpados como graos da Etiopia, que sao mais doces e exóticos.

Recomendo degustar dois cafés quando for fumar o seu puro, um no inicio da degustação e outro no ultimo terço do charuto, assim consegue-se um aumento na capacidade olfato-gustativa. Obviamente, tudo vai depender do seu gosto e do tamanho do charuto que você esta fumando.

Uma ótima dica para acompanhar aquele charutinho depois do almoço nos dias de semana.

 

Voltar

Fly Me