Conexao Tabaco
PrincipalNotíciasCharutosCachimbosEventosOnde FumarEstiloVideosContato
Em DestaqueCalendárioFestival del HabanoEncontro de Amigos de PartagásBig Smoke

Eventos - Em Destaque

Novidades do XVIII Festival del Habano


Por Alexandre Avellar - 11/02/2016

O Festival del Habano se aproxima e novamente estaremos em Cuba para trazer para vocês a melhor cobertura do evento. Conforme já havíamos anunciado, as marcas Cohiba, Hoyo de Monterrey e Cuaba serão as grandes protagonistas apresentando novos lançamentos e edições especiais comemorativas.

 


 
A Cohiba, a grande estrela do Festival e que comemora seus 50 anos, trará 3 lancamentos; o Cohiba Medio Siglo (cepo 52 por 102mm de comprimento), Cohiba Majestuoso 1966 (cepo 58 por 160mm de comprimento), que sera vendido em um 1.966 umidores numerados com 20 charutos, e o Cohiba 50 Aniverário, com 50 umidores de 50 charutos (cepo 60 por 178mm de comprimento).

A Hoyo de Monterrey apresentará sua primeira Reserva Cosecha 2012 (Robusto) e a Cuaba (Joffres Grandes) um lançamento especial para ser vendido exclusivamente nas La Casa del Habano.

As três Edições Limitadas para 2016 serão das marcas Montecristo, com o Montecristo Dantes, Trinidad, com o Topes, e Romeo y Julieta, com o Romeos Capuletos.

Fechando a série das novidades teremos uma nova bitola da H. Upmann que se incorporará ao portifólio original da marca.

Não deixe de acompanhar a cobertura completa no início de março!

Alexandre AvellarAlexandre Avellar é fundador do site Conexão Tabaco, hoje a principal referência sobre charutos no Brasil, e foi Nominado Hombre Habano en Comunicación no XV e XVI Festival del Habano, em Cuba. Ministra cursos sobre degustação de charutos e escreve para várias publicações no Brasil e no exterior.

 

 

 

Festival del Habano fica mais caro


Por Alexandre Avellar - 04/12/2015

O Festival del Habano passa por um reajuste de aproximadamente 30% nas suas tarifas. O programa completo que ano passado ficava em torno de 1.468 dólares, passou para aproximadamente 1.942 dólares (1 CUC = aprox. 1,15 dólares). Este aumento tornará mais difícil a participação dos brasileiros no evento de 2016 já que além do aumento do valor das atividades o real se desvalorizou muito em relação ao dólar no período.

Valores do Festival em CUC para 2016

 


 

Valores do Festival em CUC em 2015

 


 

 

28º Encuentro de Amigos de Partagás


Por Alexandre Avellar - 25/11/2015

Mais uma edição do Encuentro de Amigos de Partagás está na história. De terça a sexta feira da semana passada aficionados do mundo todo se encontraram em Havana para celebrar mais um aniversário de uma das principais marcas de habanos. A programação inicial do evento sofreu uma alteração e foi realizada no Salón 1830 do icônico Hotel Nacional ao invés do Habana Café, no hotel Meliã Cohiba.

 


 
A mudança acabou sendo muito adequada, pois o tamanho e arquitetura do Salón 1830 eram mais adequadas para o tipo de evento, o que agradou a todos os presentes. A surpresa da noite foi a presença de Abel Exposito, ex-gerente da La Casa del Habano Partagás, muito querido por todos. Esta foi a primeira aparição de Abel no evento desde sua saida da LCDH em 2013.

As atividades de campo e praia seguiram-se nos dois dias seguintes com destaque especial para o Dia na Praia. Os participantes passaram a noite no Hotel Tuxpan, um dos vários all inclusives de Varadero, e puderam desfrutar de charutos e drinks durante a noite. No dia seguinte, após um reforçado café da manhã, sairam para um Seafari em Caio Blanco a bordo de um catamarã repleto de rum, charutos e muita diversão.

 


 
A exemplo do ano passado, a Noite de Gala ocorreu no belo Salón de Protocolo "El Laguito". Após o jantar o tradicional leilão de umidores arrecadou fundos para o Sistema de Saúde Pública de Cuba, com destaque para os umidores das marcas Partagás e Cohiba que fecharam em aproximadamente 15 mil euros cada.

Durante a semana outras atividades paralelas e encontros para curtir as tardes e noites de Havana foram ótimas oportunidades para estreitar os laços de amizade que une muitos dos participantes frequentes do evento.

O grupo do Conexão Tabaco teve o prazer de participar, mais uma vez, deste que é o melhor encontro de charuteiros do mundo!

 

Contagem regressiva para o XVIII Festival del Habano


Por Alexandre Avellar - 23/11/2015

O maior festival de charutos do mundo terá sua 18ª edição entre os dias 29 de fevereiro a 4 de março de 2016. O principal destaque do evento, será a comemoração dos 50 anos da principal marca dos puros habanos, a Cohiba. Hoyo de Monterrey que terá sua primeira reserva, Cosecha 2012, e Cuaba, que celebra 20 anos do seu lançamento, serão as outras marcas homenageadas.

 


 
O Festival contará com as atividades habituais como feira comercial, visita à fabricas e plantações, seminário internacional e o concurso Habanossommelier.

A primeira noite, a exemplo do ano passado, será realizada no Almacén de la Madera y del Tabaco, onde será apresentada a Reserva Hoyo de Monterrey, Cosecha 2012. A noite de 2 de março será dedicada a homenagear os torcedores de tabacos, figuras tão importantes no processo de produção dos charutos, e a marca Cuaba, por ocasião dos seus 20 anos.

O Festival encerra-se na noite de 4 de março onde a comemoração dos 50 aniversario de Cohiba promete ser uma grande festa.

 

Simpósio Habana Habanos e Curso Habanos, Cultura y Maridaje


Por Alexandre Avellar - 28/09/2015

O VI Simpósio Habana Habanos e o IV Curso Habanos, Cultura y Maridaje foram realizados de 15 a 19 de setembro de 2015, na cidade de Havana, Cuba. O Conexã Tabaco esteve mais uma vez presente como a única publicação internacional e traz pra vocês, com exclusividade, tudo que aconteceu na edição deste ano.

O foco principal do evento realizado pelo El Museo del Tabaco, Oficina del Historiador de La Ciudad de La Habana e da Asociacion de Cantineros de Cuba é divulgar a história e cultura cubana, os charutos e promover harmonizações entre bebidas, coquetéis e tabaco.

 


 
Para abrir o Simpósio, Zoe Nocedo, Diretora del Museo del Tabaco, convidou leitores das principais fábricas de charuto para a apresentação Las Lecturas de Tabaquería: 150 anos. Nesta apresentação os participantes puderam conhecer um pouco mais desta profissão tão antiga e importante para a produção dos charutos.

Vale lembrar que marcas icônicas como Montecristo e Romeo y Julieta, dentre outras, foram criadas graças ao sucesso das obras lidas por estes trabalhadores nas fábricas de charuto.

Amir Saarony, escritor, coleccionador e autor do livro Partagás El Libro, falou sobre a história e os desafios enfrentados para a publicação deste que é considerado o maior registro histórico sobre uma das principais marcas da Habanos.

 


 
A abertura do IV Curso Habanos, Cultura y Maridaje ficou a cargo de ninguém menos que Jorge Luís Fernandéz Maique, ex-Vice Presidente Comercial da Habanos S.A.

Maique nos brindou com seu conhecimento de mais de 25 anos no mundo do tabaco e com uma bela apresentação sobre números, estratégias, vis˜es de mercado e desafios da Habanos.

O Brasil esteve muito bem representado por Cesar Adames que ministrou duas palestras, El Café y El Habano e American Tour Whisky. A primeira tratava de um dos principais produtos de Cuba, o café, que também faz parte da identificação cultural do país, e a segunda falava sobre o Bourbon, o destilado mais popular dos Estados Unidos.

 


 
Esta segunda foi muito pertinente, visto que com a reaproximação diplomática entre Cuba e Estados Unidos e o aumento dos turistas americanos no país, torna-se muito importante o conhecimento da bebida pelos profissionais cubanos.

Após ambas as apresentações, os participantes puderam harmonizar as bebidas com charutos e trocar experiências sobre suas percepções das combinações sugeridas.

Uma novidade nessa edição do Curso foi um painel onde campeões nacionais e mundiais do concurso Habanossommelier falavam dos desafios da profissão e da preparação para o concurso.

 


 
A intenção era valorizar a profissão e manter em evidência estes profissionais tão competentes e que com o passar dos anos acabam não sendo tão reconhecidos como deveriam em seus ambientes profissionais. O painel contava com profissionais cubanos e foi enriquecido pela presença do brasileiro Walter Saes, campeão da última ediŤ‹o do Habanossommelier.

Outras palestras sobre o café, sobre a cultura cubana e o tabaco coroaram esta semana muito especial onde profissionais cubanos e estrangeiros puderam trocar experiências e informações promovendo a melhoria no desempenho de suas funções e a formação de profissionais mais qualificados.

O evento e fruto do grande trabalho de Zoe Nocedo na pesquisa e divulgação da história e cultura do tabaco, assim como na qualificação de profissionais para trabalhar na area.

 

IPCPR 2015


Por Alexandre Avellar - 21/07/2015

A cidade americana de New Orleans sediou dos dias 17 a 21 de julho um dos maiores eventos do mundo do tabaco, a feira da IPCPR (International Premium Cigars & Pipe Retailers).

A feira é o principal evento voltado para profissionais da área, pois lá várias empresas do mundo apresentam em primeira mão os lançamentos de charutos, tabacos e acessórios.

Apesar do fato dos charutos cubanos não participarem do evento devido ao bloqueio econômico imposto pelos EUA à Cuba, que proíbe o comércio no país de produtos cubanos, dois cubanos estiveram envolvidos nos principais assuntos da feira deste ano.

 


 
Hirochi é neto do grande Alejandro Robaina, conhecido como um dos maiores produtores de charuto até sua morte em 2010. Alejandro que teve uma marca de Habanos em sua homenagem, a Vegas Robaina, também viajou o mundo como um embaixador da Habanos, empresa responsável pela produção e distribuição dos charutos cubanos.

Apás a morte de Alejandro, Hirochi, que já vinha sendo preparado para o suceder, assumiu as plantações da família em Cuba, e ficou responsável por honrar um dos nomes mais respeitados no mundo do tabaco.

Na IPCPR de 2014 a marca HR foi apresentada, com charutos feitos na Nicarágua, mas sobre a supervisão e o nome de Hirochi em parceria com a Cubanacan. Esta foi uma das principais notícias daquela edição.

Em 2015 Hirochi volta ao foco, agora no estande da La Palina. A notícia pegou todos de surpresa, inclusive os donos da Cubanacan, empresa que promoveu os charutos HR até agora. Segundo Hirochi, a marca HR é de sua propriedade e agora será distribuída pela La Palina.

Este, no entanto, não é o entendimento da Cubanacan. Segundo Robert Mederos, a empresa investiu muito dinheiro na produção e distribuição da marca e continuará fazendo isso.

Ao que parece, o assunto em breve será decidido nos tribunais, dada a divergência no que foi divulgado por ambas as partes.

A outra novidade foi o lançamento da Tabaquero Hamlet Paredes pela Rocky Patel. Hamlet que até Fevereiro deste ano trabalhava na La Casa del Habano da fábrica da Partagás, em Havana, foi contratado por Rocky para desenvolver o blend desta nova marca.

 


 
Hamlet tem uma longa história no mundo dos tabacos, já tendo trabalhado, inclusive, como enrolador de charutos. Paredes esteve em vários países do mundo para divulgar os charutos cubanos, mas agora é a sua própria criação que está em evidência.

Rocky Patel o conheceu por intermédio de Robert Foz, da JJ Fox, em Londres, e se impressionou com seu conhecimento sobre o assunto. Hamlet então foi convidado para desenvolver o blend para esta nova linha da empresa que leva seu nome.

O Tabaquero Hamlet Paredes usa o San Andrés mexicano para a capa, miolo da Nicarágua e capote do tabaco brasileiro Mata Fina junto com o San Andrés. As bitolas escolhidas foram Robusto, Toro, Salomon, Corona e Robusto Grande. O blend foi desenvolvido na Flórida, mas os charutos serão produzidos pela fábrica TaviCuba na Nicarágua.

Estas são apenas alguns dos assuntos envolvendo nomes conhecidos do tabaco cubano se aventurando em novos mercados internacionais, principalmente no mercado americano. Com a reaproximação entre EUA e Cuba este tema deverá se tornar cada vez mais frequente. Vamos aguardar os próximos capítulos.

 

XVII Festival del Habano


Por Alexandre Avellar - 02/03/2015

O Conexão Tabaco está de volta de Havana com a melhor cobertura do XVII Festival del Habano. Durante os próximos dias publicaremos matérias, entrevistas exclusivas e vídeos sobre tudo que aconteceu no maior festival de charutos do mundo.

O Festival iniciou-se com a tradicional Conferência de Imprensa, na segunda feira, dia 23 de fevereiro, e o assunto mais abordado foi a reaproximação diplomática entre Estados Unidos e Cuba. Este é um tema que pode influenciar todo o mundo do tabaco, visto que hoje, devido ao embargo econômico imposto pelos americanos à Cuba, o maior mercado consumidor de charutos do mundo, os Estados Unidos, ainda não tem acesso de maneira oficial aos charutos cubanos. Embora o embargo continue em vigor, é natural que já se comece a especular sobre os impactos sobre produção, disponibilidade, qualidade e preços no momento do seu fim.

 


 
Jorge Luis Fernandez Maique, Vice Presidente Comercial da Habanos S.A. (foto acima), diz a companhia buscará os mesmos 70% de market share que possui no resto do mundo dentro do mercado americano. Por ser um mercado mais competitivo a empresa deverá traçar uma estratégia diferenciada para esse objetivo devido a alta competitividade e grande complexidade deste setor, complementa Maique.

 


 
A noite de abertura foi realizada no Almacén de la Madera y el Tabaco, localizado no Porto de Havana em Havana Velha. Nesta noite, dedicada à marca Romeo y Julieta, foi apresentada a primeira Gran Reserva da marca na bitola Wide Churchills (cepo 55 por 130mm de comprimento), com folhas da colheita de 2009. Um coquetél foi servido e várias apresentações musicais embalaram uma agradável noite na zona portuária habanera na qual charutos, cultura e muita história se uniram para celebrar a ocasião.

O XVII Festival del Habano foi muito especial também para os brasileiros, pois pela primeira vez em nossa história tivemos um brazuca campeão do concurso Habanosommelier. Nos próximos dias publicaremos uma entrevista exclusiva com Walter Saes que nos encheu de orgulho nestes dias de festival.

 


 
Seguindo o sucesso da última edição do Festival, este ano foi realizada pela segunda vez a competição de "Cinza mais Longa" com Ali Alrami, um participante do Kwait, como o grande vencedor do concurso.

A tradicional feira comercial, misturou lançamentos de várias empresas com artigos antigos voltados para colecionadores e novamente se converteram em um grande sucesso na parte de negócios do evento. Palestras sobre o mundo do tabaco e harmonizações (destaque para as harmonizações propostas em os vinhos italianos Chianti e os Habanos) também tomaram conta das manhãs e tardes desta semana acompanhadas das visitas às plantações e as principais fábricas de charutos da ilha.

 


 
A noite da quarta feira foi dedicada ao 25o aniversário das La Casa del Habano. A cerimônia foi realizada no Salón de Protocolo de El Laguito que foi decorado para simular uma imensa La Casa del Habano. Vários dirigentes destas casas em todo o mundo puderam dar seus depoimentos e foram homenageados na noite da festa de franquia internacional de muito sucesso. Edgar Esch, dono da maior La Casa del Habano do Brasil, e Fernando Teixeira, Gerente Geral da Emporium Cigars, estiveram presentes no evento representando o Brasil (foto abaixo). Um umidor da série comemorativa deste aniversário de 350 peças numeradas da marca La Glória Cubana foi rifado entre os participantes (veja matéria sobre o umidor aqui).

A noite foi também a oportunidade para os participantes conhecerem o rum Havana Club Cohiba Atmosphere Unión, um rum desenvolvido em conjunto pela Habana Club e a Habanos para harmonizar perfeitamente com o Cohiba Siglo VI. Curiosamente, o charuto distribuído para essa harmonização na ocasião foi o Cohiba Maduro 5 Genios.

 


 

O Festival encerrou-se na sexta feira, dia 27 de fevereiro, com uma noite dedicada à marca Montecristo, que cumpriu 80 anos. Nesta ocasião foi apresentado o Montecristo 80º Aniversário uma bitola especial de cepo (anél) 55 por 165mm de comprimento. A noite também foi marcada pela presença da Top Model britânica Naomi Campbell e da americana Paris Hilton (foto abaixo). O tradicional leilão de umidores fechou o XVII Festival del Habano arrecadando mais de 740 mil dólares para o Sistema de Saúde Público Cubano.

 


 

Veja a cobertura completa do festival deste ano e de anos anteriores aqui.

 

Encontro de Amigos de Partagás (Novembro de 2014)


Por Alexandre Avellar - 21/10/2014

O Encontro de Amigos de Partagás se aproxima e hoje foi liberada a programação do evento. Esta é uma ótima oportunidade para o aficionado conhecer Cuba em um clima de muita descontração, além de confraternizar com outros aficionados do mundo inteiro. Confira o que está reservado para o encontro de novembro:

 

Data
Atividade
Hora
Preço
Segunda feira (17/11/14)
Credenciamento
9h00 às 19h00
 
Terç feira (18/11/14)
Jantar de boas vindas na Plaza de Armas (inclui degustação e espetáculo artístico)
19h30
100 CUC (aprox. 110 USD)
Quarta feira (19/11/14)
Dia de Praia
Hotel Blau Varadero
(inclui atividades náuticas, piscina, almoço e degustaçõo de charutos)
8h00
90 CUC (aprox. 99 USD)
Quinta feira (20/11/14)
Dia no Campo
Almoço camponês da fazenda Alcona
(hamonizaçõo de habanos e runs premium)
10h00
70 CUC (aprox. 77 USD)
Sexta feira (21/11/14)
Jantar de Gala
Museo de Bellas Artes
(inclui degustaçõo de Habanos, sorteios, leilões e espetáculo artístico)
19h30
150 CUC (aprox. 165 USD)
* desconto de 10% na compra do programa completo

 


 
O Conexão Tabaco leva grupos para participar do encontro de Partagás todos os anos. Leia a matéria abaixo e saiba como participar!

 

Conheça Cuba com o Conexão Tabaco


Por Alexandre Avellar - 21/07/2014

A tão esperada Cigar Trip 2014 está chegando. Repetindo o sucesso dos últimos anos, o Conexão tabaco se prepara para levar aficionados brasileiros para conhecer fábricas, plantações e participar de um dos principais eventos de charuto do mundo, o Encontro de Amigos de Partagás.

 


 
Este evento reune amantes e clubes de charutos do mundo todo, portanto é uma ótima oportunidade para você conhecer pessoas do mundo inteiro que compartilham deste prazer.

O Conexão Tabaco te leva ainda para conhecer uma das principais plantações de tabaco e fábricas de charuto em Cuba. Anote as datas na sua agenda e comece a planejar este maravilhoso passeio!

Conheça um pouco mais sobre o evento no vídeo abaixo.

 


 
Detalhes do pacote

Saída dia 17/11 e retorno dia 22/11/2014

INCLUI:

- 05 noites de hospedagem no hotel escolhido com café da manhã
- Aéreo ida e volta
- Transfer de chegada e saída em regular (Aerop/ Hotel/ Aerop)
- Visita à uma das principais fábricas de charuto de Havana
- Visita à uma das principais plantações de tabaco de Cuba
- Seguro de viagem
- Assistência local
- Bolsa de viagem
- Visto Cubano

NÃO INCLUI:

- Participação nas atividades do Encontro de Amigos de Partagás
- Despesas pessoais
- Itens não mencionados acima

Valores:
Hotel Park View (3 estrelas): 1.504,26 dólares + taxa de embarque
Hotel Iberostar Parque Central (5 estrelas): 1.845,00 dólares + taxa de embarque

Forma de pagamento: 25% de entrada + 9x no cheque ou 25% de entrada + 7x no cartão

* Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio
** Valores para saídas de São Paulo. Consulte saídas de outras cidades
*** Valores por pessoa em apartamento duplo

Para informações completas sobre o programa, clique aqui.

 

II Tiradentes Vinho & Jazz Festival


Por Alexandre Avellar - 04/06/2014

A cidade de Tiradentes recebeu neste último fim semana a segunda edição do Tiradentes Vinho & Jazz Festival. Foi o perfeito casamento entre esta bela cidade mineira com o Jazz, o vinho e o charuto. Durante o fim de semana mais de 1.500 turistas de várias partes do Brasil puderam desfrutar de prazeres de darem inveja ao deus Baco.

O evento contou com apresentações de renomados sommeliers durante as tardes de sexta e sábado e foi uma ótima oportunidade para quem queria ampliar seus conhecimentos sobre o tema. A sexta feira também ficou marcada pela apresentação do Conexao Tabaco sobre Vinho do Porto e charutos onde os participantes puderam conhecer um pouco mais da história destas iguarias e harmonizar um Porto Insignia Tawny com o famoso Montecristo No.4.

 


 
No final das tardes o agito passava para a praça principal da cidade onde um palco foi montado para apresentações das bandas de jazz. Estandes de vinhos, cada um representando um país, e de tradicionais restaurantes locais permitiram ao público experimentar novos sabores acompanhados de boa música e do charme da cidade.

O evento transcorreu na maior tranquilidade e com uma atmosfera muito agrádavel o que já nos faz aguardar ansiosos pela edição do próximo ano.

 

Resumo do Encontro de Amigos de Partagás - Abril 2014


Por Alexandre Avellar - 23/04/2014

Na semana passada Havana recebeu o primeiro dos dois encontros anuais dos Amigos de Partagás. O evento acontece tradicionalmente duas vezes ao ano; em abril e novembro. O encontro de abril normalmente atrai menos pessoas, pois pela proximidade ao Festival del Habano, realizado em fevererio, acaba preterido em favor do Festival.

Pela primeira vez o Conexão Tabaco participou do evento nesta época do ano e as impressões foram as melhores. A diferença entre o evento de abril e o de novembro é realmente muito grande, o que torna a partipação interessante por suas diferentes características. Mas não pense que pelo fato de ter menos participantes o encontro seja menos animado (leia mais).

Encontro de Amigos de Partagás - Abril 2014


Por Alexandre Avellar - 14/04/2014

O Encontro de Amigos de Partagás é um dos eventos mais interessantes para o amante do charuto. Com o foco voltado na integração dos participantes, este evento atrai apreciadores do charuto do mundo inteiro e as amizades se formam numa atmosfera de muito charuto e descontração.

O evento acontece tradicionalmente duas vezes ao ano; em abril e novembro. O encontro de abril normalmente atrai menos pessoas, pois pela proximidade ao Festival del Habano que acontece em fevererio, acaba preterido em favor do Festival. A maioria dos aficionados prefere participar do encontro de novembro o que torna-o maior e bem mais animado.

 


 
A nova Direção da La Casa del Habano de Partagás tem se empenhado em adicionar novas atividades aos eventos aumentando o apelo para as pessoas que saem de seus países para o encontro. Esta é uma maneira de tornar o evento mais dinâmico e ao mesmo tempo proporcionar novas experiências aos visitantes.

Para o encontro deste mês, a tradicional visita ao campo foi substituída por uma visita à fábrica do Havana Club, a marca de rum cubano mais famosa do mundo. Esta promete ser uma boa oportunidade para os participantes conhecerem um pouco mais sobre essa bebida que, assim como o tabaco, representam muito da cultura cubana.

O Conexão Tabaco organiza viagens para grupos que querem visitar conhecer fábricas de charuto, plantações e ainda se divertir muito no encontro. Nosso próximo grupo participará para o encontro de novembro e nas próximas semanas divulgaremos as datas e valores dos pacotes. Veja mais abaixo nesta página fotos do grupo que participou do Encontro de Amigos de Partagás de novembro de 2013 e programe-se para nossa próxima viagem.

Este Encontro de abril acontece do dia 15 à 18 e na próxima semana você ficará por dentro de tudo que rolou neste primeiro evento de 2014.

 

XVI Festival del Habano


Por Alexandre Avellar - 21/02/2014

Assim como Meca está para os muçulmanos, Havana está para os amantes do bom charuto. A cidade cheira a charuto e o charuto está presente, de alguma forma, em todas as partes, seja na boca de algum morador, seja nos restaurantes ou na arte e artesanato desta cidade.

Uma das experiências mais marcantes para quem visita Havana é entrar em uma La Casa del Habano, o verdadeiro paraíso para o amante do charuto. Estar em uma loja dessas pela primeira vez faz com que qualquer adulto se recorde dos seus tempos de criança ao entrar em uma loja de brinquedos. A variedade de marcas e bitolas e os preços, bem mais acessíveis que no Brasil, são de enlouquecer.

 


 
Uma das melhores épocas para visitar Havana é durante o Festival del Habano. Durante quase uma semana a cidade realiza o maior festival de charuto do mundo e recebe profissionais e aficionados de todas as partes para apresentar os lançamentos da Habanos para o ano. Tudo é feito com muito glamour, o que torna a experiência dos participantes única.

Neste ano o Festival acontecerá de 24 a 28 de fevereiro. Além dos tradicionais seminérios sobre temas relacionados ao tabaco, feira comercial e visita à fabricas e plantações, as noche de bienvenida e cena de gala são eventos muito bem organizados nos quais são apresentados os principais charutos do evento. Este ano as marcas homenageadas são Partagás, Hoyo de Monterrey, Trinidad e H. Upmann.

A Noche de Bienvenida apresentará as novidades das marcas Partagás e Hoyo de Monterrey e será realizada no Club Habana, antigo Biltmore Yatch & Country Club, com uma bela sede social na praia. Nesta noite, o renomado conjunto musical Van Van fará uma apresentação aos convidados para iniciar oficialmente o Festival.

A noite de quarta feira será dedicada a marca Trinidad com um jantar com pratos harmonizados com algumas das bitolas da marca. Nesta noite também será apresentada uma nova bitola da desta prestigiosa marca. A Noche de Gala, tradicionalmente realizada no PABEXPO, brindará os participantes com o lançamento da marca H. Upmann.

Durante o Festival, varias atividades serao realizadas com destaque para a harmonização dos charutos cubanos com as cervejas Duvel, Leffe, Chimay e Malheur, com a participação do Sommelier de Cervejas belga Ben Vinken.

Não deixe de conferir a cobertura do festival no Conexão Tabaco, a melhor cobertura do Brasil!

 

Degustação Comentada: Charuto, Rum e Cachaça


Por Alexandre Avellar - 03/02/2014

Tiradentes foi o palco de mais um evento do Conexão Tabaco. Na última sexta feira, o Restaurante Pacco & Baco Winebar e o Tiradentes Cigar Club brindaram seus clientes e amigos com uma degustação muito especial de charutos, rum e cachaça.

No evento os participantes tiveram a oportunidade de degustar um dos charutos mais procurados de 2013, o El Rey del Mundo Infantes, um robusto que só é encontrado no mercado cubano. Para acompanhar esta jóia, nada menos que o rum cubano Havana Club Añejo Especial e a cachaça Dama da Noite.

 


 
A degustação foi feita de forma bem descontraida e com muita interação entre os participantes. A ideia era mostrar as variações na percepção dos sabores do charuto através da harmonização com diferentes bebidas. Outro ponto interessante foi a mudança das percepções à medida que o charuto evoluia pelos seus três terços.

O Restaurante Pacco & Bacco Winebar tornou-se o melhor ponto de Tiradentes para a degustação do bom charuto. Com uma bela carta de vinhos, pratos da cozinha internacional e uma ambiente muito acolhedor, visitar este restaurante é quase uma obrigação para o aficionado de passagem pela cidade.

A degustação que estava prevista para durar uma hora se estendeu pela noite de maneira muito agradável. Veja algumas fotos do evento:

 

REALIZAÇÃO:


 

Alexandre AvellarAlexandre Avellar é fundador do site Conexão Tabaco, hoje a principal referência sobre charutos no Brasil, e foi Nominado Hombre Habano en Comunicación no XV Festival del Habano, em Cuba. Ministra cursos sobre degustação de charutos e escreve para várias publicações no Brasil e no exterior.

 

 

 

Degustação comentada em Tiradentes


Por Alexandre Avellar - 16/01/2014

Que tal degustar um charuto na cidade histórica mais charmosa de Minas Gerais? O Conexão Tabaco apresenta um dos charutos mais procurados do ano de 2013, o El Rey del Mundo Infantes, edição regional dedicada à Cuba, em uma harmonização com a cachaça Dama da Noite e o Rum Habana Club Añejo Especial.

Esta é uma oportunidade para os aficionados aumentarem seus conhecimentos sobre os charutos de maneira descontraida curtindo a agradável atmosfera da cidade, além de aproveitar a badalada 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes que acontece no mesmo fim de semana.

 


 
Os participantes da degustação terão também um desconto exclusivo na hospedagem na Pousada Pequena Tiradentes, uma das mais belas e luxuosas da cidade. O pacote é de duas diárias para casal por apenas R$ 898,00. A pousada oferece também o traslado de ida e volta ao restaurante Pacco & Bacco Winebar onde será realizado o evento.

Para reservas e outras informações entre em contato no e-mail viagens@conexaotabaco.com.br

Realização: Pacco & Bacco Winebar e Cigar Club Tiradentes

Degustação Comentada
Dia: 31/01 (sexta-feira)
Hora: A partir das 20h
Local: Restaurante Pacco & Bacco Winebar - Rua Direita, 166 - Tiradentes - MG
Valor: R$ 60,00 (Inclui um charuto El Rey del Mundo Infantes, uma dose da cachaça Dama da Noite e uma dose de rum Havana Club Añejo Especial)

 

The Brazilian Tasting


Por Alexandre Avellar - 04/12/2013

O Conexão Tabaco organizou seu primeiro evento internacional na quinta feira, dia 21 de novembro, na La Casa del Habano do Hotel Habana Libre. O Brazilian Tasting foi a oportunidade para distribuidores, donos de tabacarias, profissionais da imprensa especializada internacional e pessoas de influência no mundo dos habanos de conhecerem um pouco mais sobre os charutos, bebidas e a cultura brasileira.

Com o lançamento do Bolivar Redentor, primeira Edição Regional da Habanos dedicada ao Brasil, recebemos muitos contatos de leitores e amigos do exterior pedindo mais informações sobre nossas percepções sobre este charuto. Nada melhor que aproveitar a presença de várias destas pessoas, que estavam em Havana para o XXV Encuentro de Amigos de Partagás, para degustarmos todos juntos esta novidade, além de apresentar uma das melhores marcas de charuto nacional na atualidade, o Monte Pascoal, e a cachaça Dama da Noite.

Começamos o evento degustando um belo Monte Pascoal Robusto com a cachaça Dama da Noite 8 anos. Esta cachaça, muito aromática e envelhecida por 8 anos em barricas de umburama, harmonizou muito bem com o Monte Pascoal, acentuando as notas de amendoas e nozes e notas mais florais características do tabaco mata fina. Esta foi uma grande surpresa para os participantes, pois nenhum deles tinha degustado o Monte Pascoal antes. A qualidade da construção do charuto, o fluxo e a firmeza das cinzas também receberam muitos elogios.

Passamos então para o Bolivar Redentor com a cachaça Dama da Noite Ouro. Esta cachaça, também envelhecida em barricas de umburama, acompanhou bem o maior corpo do tabaco cubano e especialmente desta Edição Regional para o Brasil. O Redentor também foi muito elogiado, principalmente pelo seu aroma e evolução durante os três terços da degustação.

Este evento foi uma ótima oportunidade para a confraternização destes profissionais do mundo do tabaco e para apresentar um pouco mais sobre a cultura e sabores do nosso país. Tudo isso acompanhado de muita música brasileira, especialmente a bossa nova e o samba, para criarmos a atmosfera perfeita.

O Conexão Tabaco deixa um agradecimento especial à Cross Tabacos, por ter gentilmente cedido a caixa do Bolivar Redentor, à Monte Pascoal e à cachaça Dama da Noite pelos respectivos produtos.

Em breve confira mais fotos em nossa fan page no facebook!

 

APOIO:


 

Cigar Tour 2013 - Havana


Por Alexandre Avellar - 27/11/2013

A Cigar Tour 2013 foi um sucesso absoluto. Mais uma vez o Conexão Tabaco proporcionou aos amantes do charuto a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo do tabaco e sobre a maravilhosa cidade de Havana. Como em Havana também aconteceu o XXV Encontro de Amigos de Partagás, as experiências e atividades foram ainda mais intensas.

A primeira atividade foi a noite de boas vindas do Encontro de Partagás realizada na Plaza de la Catedral, uma das praças mais bonitas de Havana. O dia seguinte começou cedo com uma viagem a Pinar del Rio para um visita à famosa fazenda de Don Alejando Robaina, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer Hirochi Robaina, neto de Don Alejandro, passear pelas plantações e desfrutar de um maravilhoso almoço campesino seguido de um espetacular charuto produzido na própria fazenda.

Uma caminhada guiada pelo bairro de Habana Vieja permitiu aos participantes visitar os principais pontos turísticos da cidade e ter mais contato com a cultura habanera. O quarto dia do passeio foi marcado por uma experiência inesquecível quando o grupo conheceu a emblemática fábrica da Cohiba, El Laguito, única fábrica onde são produzidos os cobiçados Behike.

Um city tour em carros clássicos conversíveis da década de 50 e um jantar de gala no Cabaret Tropicana, um dos cabarets mais famosos do mundo, fecharam a viagem com chave de ouro e com muita dança ao som dos ritmos cubanos.

No retorno ao Brasil ficou a saudade e a promessa de voltar à Cuba no ano que vem. Fique de olho em nosso site e não perca a oportunidade de conhecer Havana e o mundo do tabaco de uma maneira especial!

Veja fotos de alguns dos passeios feitos nesta Cigar Tour 2013.

 


 

Programa do Encontro de Amigos de Partagás - Novembro/2013


Por Alexandre Avellar - 25/10/2013

Os participantes do 25º Encontro de Amigos de Partagás tem mais motivos para comemorar. O evento, que tradicionalmente contava quatro dias de duração (Jantar de Boas Vindas, um dia na praia, um dia no campo e o Jantar de Gala), agora será realizado em cinco dias e vai apresentar algumas mudanças e surpresas nas atividades.

Veja o vídeo do encontro de novembro de 2011.

 


 
Confira a programação e os preços das atividades para esta edição:

18 de novembro: Noite de boas vindas - Praça da Catedral (Inclui sorteios, competição de "cinza mais longa", shows e jantar) - Preço: Aprox. 80 dólares
19 e 20 de novembro: Visita às plantações de tabaco de Héctor Luis, em Vuelta Abajo, hospedagem em Hotel em Pinar del Rio e visita à praia em Cayo Levisa - Preço: Aprox. 160 dólares
21 de novembro: Visita à uma fábrica de charutos com almoço em um restaurante de Havana - Preço: Aprox. 40 dólares
22 de novembro: Jantar de Gala no Cabaret Tropicana (o cabaret mais glamouroso de Havana) - Preço: Aprox. 170 dólares

Quem quiser adquirir o pacote completo tem 10% de desconto nas atividades.

Esta é mais uma informação que levamos para você em primeira mão, visto que a programação ainda não foi divulgada oficialmente.

Se você tem interesse em participar do Encontro de Amigos de Partagás, ainda há tempo para se programar. Veja mais informações no artigo Conheça Cuba com o Conexão Tabaco, abaixo.

 

Conheça Cuba com o Conexão Tabaco


Por Alexandre Avellar - 25/06/2013

Que tal conhecer Cuba com um dos maiores especialistas em Cuba? O Conexão Tabaco leva você até Havana para uma experiência única, conhecer um pouco mais sobre a história de Cuba e do charuto. E não há ocasião melhor que o Encontro de Amigos de Partagás.

 


 
Este evento reune amantes e clubes de charutos do mundo todo, portanto é uma ótima oportunidade para você conhecer pessoas do mundo inteiro que compartilham deste prazer.

O Conexão Tabaco te leva ainda para conhecer uma das principais plantações de tabaco e fábricas de charuto em Cuba. Anote as datas na sua agenda e comece a planejar este maravilhoso passeio!

Conheça um pouco mais sobre o evento no vídeo abaixo.

 


 
Detalhes do pacote

Saída dia 18/11 e retorno dia 23/11/2013

INCLUI:

- 05 noites de hospedagem no hotel escolhido com café da manhã
- Aéreo ida e volta
- Transfer de chegada e saída em regular (Aerop/ Hotel/ Aerop)
- Visita à uma das principais fábricas de charuto de Havana
- Visita à uma das principais plantações de tabaco de Cuba
- Seguro de viagem
- Assistência local
- Bolsa de viagem
- Visto Cubano

NÃO INCLUI:

- Participação nas atividades do Encontro de Amigos de Partagás
- Despesas pessoais
- Itens não mencionados acima

Valores:
Hotel Tryp Habana Libre (4 estrelas): 1.675,00 dólares + taxa de embarque
Hotel Iberostar Parque Central (5 estrelas): 1.855,00 dólares + taxa de embarque

Forma de pagamento: 25% de entrada + 9x no cheque ou 25% de entrada + 7x no cartão

* Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio
** Valores para saídas de Belo Horizonte. Consulte saídas de outras cidades
*** Valores por pessoa em apartamento duplo

Para informações completas sobre o programa, clique aqui.

 

Cigar Aficionado's Big Smoke Las Vegas 2013


Por Alexandre Avellar - 06/06/2013

Os ingressos para um dos eventos mais esperados do mundo do tabaco já estão à venda. Todos os anos a Cigar Aficionado, maior publicação sobre charutos do mundo, realiza duas versões do seu famoso Big Smoke; um em Las Vegas e outro em Nova Iorque. Mas se você pensa em participar de alguma edição desta festa não deixe de ir na versão de Vegas.

 


 
A edição de Las Vegas é a mais completa, pois além de uma noite de degustação dos 25 charutos mais bem avaliados pela revista harmonizados com excelentes bebidas e tira-gostos dos principais restaurantes de Vegas, o aficionado ainda pode participar de um fim de semana com vários seminários e atividades relacionadas ao mundo dos charutos.

O evento acontecerá no Hotel Casino Mirage dos dias 8 a 10 de novembro. Uma ótima desculpa para você visitar a capital mundial do entretenimento!

Para informações completas sobre o programa e valores, clique aqui.

 

II Cigar Expedition


Por Alexandre Avellar - 16/05/2013

Ao contrário dos Estados Unidos e de muitos países da Europa, o Brasil é muito carente no que diz respeito à eventos relacionados ao charuto. Além de serem muito importantes para estimular o consumo e para a indústria apresentar seus produtos e lançamentos, estes eventos são importantes também para proporcionar a confraternização e troca de experiências entre os amantes do charuto.

Em São Paulo, a Tabacaria Caruso promove um evento muito interessante que chega à sua segunda edição; a Cigar Expedition. Este evento proporciona aos aficionados degustar ótimas bebidas harmonizadas com charutos e ainda conhecer a bela Floresta Amazônica, símbolo de nosso país.

 


 
Além da degustação de 09 charutos absolutamente especiais, o programa ainda oferece:

- degustação do ARDBEG - Islay Single Malt Scotch Whisky que harmoniza muito bem com charutos;

- a degustação em primeira mão da Belvedere Unfiltered, a quintessência das Vodkas;

- uma noite com conhaques XO da Remy Martin;

- a degustação dos puro maltes Glenmorangie: Original, La Santa e Nectar D'or;

- entre outras surpresas.

Para maiores informações sobre o evento, entre em contato com Antônio Costa.

 

 

Voltar

Emporium Cigars