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XVIII Festival del Habano - 2016


Por Alexandre Avellar - 16/03/2016

Os olhos do mundo do charuto estiveram voltados para Havana dos dias 29 de fevereiro a 04 de março. Como acontece todos os anos, o Festival del Habano reuniu profissionais do mundo do charuto, aficionados e imprensa para celebrar uma grande festa homenageando o melhor charuto do mundo.

Em 2016, a grande homenageada do Festival foi a marca Cohiba, por ocasião dos seus 50 anos. De alguma forma todas as atividades do Festival prestavam alguma homenagem a esta que é a marca de charutos mais prestigiada do mundo.

Noche de Bienvenida

A noite de abertura do evento foi realizada no Antiguo Almacén del Tabaco y la Madera, na zona portuária de Havana, a exemplo do ano passado, mas desta vez a marca homenageada foi a Hoyo de Monterrey.

 


 
Nesta noite os aficionados puderam conhecer o principal lançamento da marca, o Hoyo de Monterrey Epicure No.2 Reserva Cosecha 2012. Outra grande surpresa foi o Hoyo de Monterrey Elegantes, um perfecto de cepo 47 por 158mm de comprimento, exclusivo para as La Casa del Habano que não havia sido noticiado até então. Este charuto que será vendido em caixas de 10 unidades nas LCDH ao redor do mundo tambˇm foi distribuído aos participantes.

 


 
Outra surpresa foi a seleção de músicas para o evento. Havia dois palcos e em um deles uma banda com músicas tradicionais de Cuba se apresentava enquanto no outro, outra banda tocava músicas mais moderas. Duas DJ's também agitaram os participantes que estavam na parte exterior da entrada do Almacén.

Visita a Pinar del Rio

A terça feira foi reservada a visita de uma plantação de tabaco em Pinar del Rio, zona do melhor terroir para plantio de tabaco para charuto do mundo. Durante a visita, aficionados e jornalistas puderam conhecer os processos de plantio, colheita e secagem do tabaco.

O almoço foi servido em um belo restaurante situado no Mural del La Pré-História. Este restaurante fica cercado de belas montanhas e em uma delas há uma pintura que simula uma pintura pré-histórica.

 


 
Muita música, charutos e a tradicional cozinha cubana embalaram uma tarde agradabilíssima com um visual estonteante.

Palestras e Degustações

O Palácio de Convenciones foi o placo para palestras e harmonizações entre charutos e bebidas durante manhã e tarde da quarta e quinta feira. Destaque para a aula de como enrolar um charuto doble figurado (considerado o charuto mais difícil de ser enrolado por seu formato que se afina em ambas as pontas) e o concurso da maior cinza, que foi um grande sucesso no ano passado.

Noche de Homenaje al Torcedor

Na noite de quarta feira o charmoso Salón de Protocolo de El Laguito recebeu os convidados para uma noite em homenagem aos torcedores (enroladores) de tabaco, um elo importantíssimo na cadeia de produção do charuto.

 


 
A decoração do salão imitava uma fábrica de charutos e imagens de torcedores ornavam as paredes externas e internas. Um belo jantar foi servido e nesta noite foram apresentados o Cuaba 20 Aniversário (cepo 56 por 170mm de comprimento), o H. Upmann Magnum 54 (cepo 54 por 120mm de comprimento) e o Trinidad Topes (cepo 56 por 125mm de comprimento), este último, uma das Edições Limitadas para o ano de 2016.

 


 
Um umidor do Cuaba 20 Aniversario com 20 unidades foi rifado nesta noite. Este umidor será vendido exclusivamente nas La Casa del Habano ao redor do mundo, mas deverá chegar ao mercado somente em 2017.

Visita a El Laguito

Talvez um dos dias mais esperados do Festival foi a visita a icônica fábrica dos Cohibas. Os Cohibas atualmente são enrolados também em outras fábricas, mas El Laguito ficou conhecida por ser a casa desta cobiçada marca.

Lá foi onde os Cohibas foram criados e durante anos eram feitos os charutos para o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro. Por esses motivos, a fábrica era quase um segredo de Estado e ainda hoje não é aberta para visitação do público em geral, o que fez com que essa oportunidade fosse ainda mais celebrada para os participantes do Festival.

Habanossommelier - Maestro de Maestros

Uma das atividades mais disputadas do festival, o Habanossommelier, teve sua primeira realizada na segunda e terça feira e sua grande final na sexta feira. Este ano, o concurso foi ainda mais interessante, pois elegeria o Maestro de Maestros, ou seja, o melhor de todos os tempos.

Este nome foi dado, porque ao contrário de anos anteriores, em 2016 a competição foi entre os campeões de todas as edições deste evento. O Brasileiro Walter Saes, campeão do Habanossommelier do ano passado conseguiu um honroso quarto lugar. O grande campeão foi o cubano José Luis Matin.

Cena de Gala

A noite mais esperada do Festival fechou com chave de ouro mais uma edição do evento. Os 1.500 participantes que pagaram aproximadamente 700 dólares para participar desta noite estavam ávidos para conhecer de perto os principais lançamentos da Cohiba, a grande homenageada da noite.

 


 
Os convidados foram recebidos com o Champagne Moet Chandon enquanto esperavam que as portas do salão principal fossem abertas. Na entrada, o Cohiba Media Corona (cepo 52 por 102mm de comprimento), uma das novidades da marca, foi entregue aos participantes como primeiro charuto da noite. Todos foram presenteados também com um estojo que continha duas unidades do Cohiba Majestuosos 1966 (cepo 58 por 150mm de comprimento).

 


 
O grande maestro Chucho Valdéz, que com sua habilidade ao piano, embalou o jantar desta noite tão especial. O encerramento aconteceu com o tradicional leilão de umidores, no qual o dinheiro arrecadado é doado ao Sistema de Saúde Pública de Cuba. O destaque foi para o leilão do umidor da marca Cohiba, o 1 umidor dos 50 produzidos para a celebração do aniversário da marca com 50 charutos numerados do Cohiba 50 Aniversário (cepo 60 por 178mm de comprimento). A peça foi leiloada por 320 mil euros e foi o umidor mais caro da noite (clique aqui para mais detalhes sobre os lançamentos da Cohiba).

Este festival certamente entrou para a história e mais uma vez celebrou o grande prazer de se fumar um charuto cubano. Que venha 2017!

Alexandre AvellarAlexandre Avellar é fundador do site Conexão Tabaco, hoje a principal referência sobre charutos no Brasil, e foi Nominado ao Prêmio Hombre Habano en Comunicación no XV e XVI Festival del Habano, em Cuba. Ministra cursos sobre degustação de charutos e escreve para várias publicações no Brasil e no exterior.

 

XVII Festival del Habano


Por Alexandre Avellar - 02/03/2015

O Conexão Tabaco está de volta de Havana com a melhor cobertura do XVII Festival del Habano. Durante os próximos dias publicaremos matérias, entrevistas exclusivas e vídeos sobre tudo que aconteceu no maior festival de charutos do mundo.

O Festival iniciou-se com a tradicional Conferência de Imprensa, na segunda feira, dia 23 de fevereiro, e o assunto mais abordado foi a reaproximação diplomática entre Estados Unidos e Cuba. Este é um tema que pode influenciar todo o mundo do tabaco, visto que hoje, devido ao embargo econômico imposto pelos americanos à Cuba, o maior mercado consumidor de charutos do mundo, os Estados Unidos, ainda não tem acesso de maneira oficial aos charutos cubanos. Embora o embargo continue em vigor, é natural que já se comece a especular sobre os impactos sobre produção, disponibilidade, qualidade e preços no momento do seu fim.

 


 
Jorge Luis Fernandez Maique, Vice Presidente Comercial da Habanos S.A. (foto acima), diz a companhia buscará os mesmos 70% de market share que possui no resto do mundo dentro do mercado americano. Por ser um mercado mais competitivo a empresa deverá traçar uma estratégia diferenciada para esse objetivo devido a alta competitividade e grande complexidade deste setor, complementa Maique.

 


 
A noite de abertura foi realizada no Almacén de la Madera y el Tabaco, localizado no Porto de Havana em Havana Velha. Nesta noite, dedicada à marca Romeo y Julieta, foi apresentada a primeira Gran Reserva da marca na bitola Wide Churchills (cepo 55 por 130mm de comprimento), com folhas da colheita de 2009. Um coquetél foi servido e várias apresentações musicais embalaram uma agradável noite na zona portuária habanera na qual charutos, cultura e muita história se uniram para celebrar a ocasião.

O XVII Festival del Habano foi muito especial também para os brasileiros, pois pela primeira vez em nossa história tivemos um brazuca campeão do concurso Habanosommelier. Nos próximos dias publicaremos uma entrevista exclusiva com Walter Saes que nos encheu de orgulho nestes dias de festival.

 


 
Seguindo o sucesso da última edição do Festival, este ano foi realizada pela segunda vez a competição de "Cinza mais Longa" com Ali Alrami, um participante do Kwait, como o grande vencedor do concurso.

A tradicional feira comercial, misturou lançamentos de várias empresas com artigos antigos voltados para colecionadores e novamente se converteram em um grande sucesso na parte de negócios do evento. Palestras sobre o mundo do tabaco e harmonizações (destaque para as harmonizações propostas em os vinhos italianos Chianti e os Habanos) também tomaram conta das manhãs e tardes desta semana acompanhadas das visitas às plantações e as principais fábricas de charutos da ilha.

 


 
A noite da quarta feira foi dedicada ao 25o aniversário das La Casa del Habano. A cerimônia foi realizada no Salón de Protocolo de El Laguito que foi decorado para simular uma imensa La Casa del Habano. Vários dirigentes destas casas em todo o mundo puderam dar seus depoimentos e foram homenageados na noite da festa de franquia internacional de muito sucesso. Edgar Esch, dono da maior La Casa del Habano do Brasil, e Fernando Teixeira, Gerente Geral da Emporium Cigars, estiveram presentes no evento representando o Brasil (foto abaixo). Um umidor da série comemorativa deste aniversário de 350 peças numeradas da marca La Glória Cubana foi rifado entre os participantes (veja matéria sobre o umidor aqui).

A noite foi também a oportunidade para os participantes conhecerem o rum Havana Club Cohiba Atmosphere Unión, um rum desenvolvido em conjunto pela Habana Club e a Habanos para harmonizar perfeitamente com o Cohiba Siglo VI. Curiosamente, o charuto distribuído para essa harmonização na ocasião foi o Cohiba Maduro 5 Genios.

 


 

O Festival encerrou-se na sexta feira, dia 27 de fevereiro, com uma noite dedicada à marca Montecristo, que cumpriu 80 anos. Nesta ocasião foi apresentado o Montecristo 80º Aniversário uma bitola especial de cepo (anél) 55 por 165mm de comprimento. A noite também foi marcada pela presença da Top Model britânica Naomi Campbell e da americana Paris Hilton (foto abaixo). O tradicional leilão de umidores fechou o XVII Festival del Habano arrecadando mais de 740 mil dólares para o Sistema de Saúde Público Cubano.

 

 

Festivais anteriores

XVII Festival del Habano - 2015


Por Alexandre Avellar - 02/03/2015

O Conexão Tabaco está de volta de Havana com a melhor cobertura do XVII Festival del Habano. Durante os próximos dias publicaremos matérias, entrevistas exclusivas e vídeos sobre tudo que aconteceu no maior festival de charutos do mundo.

O Festival iniciou-se com a tradicional Conferência de Imprensa, na segunda feira, dia 23 de fevereiro, e o assunto mais abordado foi a reaproximação diplomática entre Estados Unidos e Cuba. Este é um tema que pode influenciar todo o mundo do tabaco, visto que hoje, devido ao embargo econômico imposto pelos americanos à Cuba, o maior mercado consumidor de charutos do mundo, os Estados Unidos, ainda não tem acesso de maneira oficial aos charutos cubanos. Embora o embargo continue em vigor, é natural que já se comece a especular sobre os impactos sobre produção, disponibilidade, qualidade e preços no momento do seu fim.

 


 
Jorge Luis Fernandez Maique, Vice Presidente Comercial da Habanos S.A. (foto acima), diz a companhia buscará os mesmos 70% de market share que possui no resto do mundo dentro do mercado americano. Por ser um mercado mais competitivo a empresa deverá traçar uma estratégia diferenciada para esse objetivo devido a alta competitividade e grande complexidade deste setor, complementa Maique.

 


 
A noite de abertura foi realizada no Almacén de la Madera y el Tabaco, localizado no Porto de Havana em Havana Velha. Nesta noite, dedicada à marca Romeo y Julieta, foi apresentada a primeira Gran Reserva da marca na bitola Wide Churchills (cepo 55 por 130mm de comprimento), com folhas da colheita de 2009. Um coquetél foi servido e várias apresentações musicais embalaram uma agradável noite na zona portuária habanera na qual charutos, cultura e muita história se uniram para celebrar a ocasião.

O XVII Festival del Habano foi muito especial também para os brasileiros, pois pela primeira vez em nossa história tivemos um brazuca campeão do concurso Habanosommelier. Nos próximos dias publicaremos uma entrevista exclusiva com Walter Saes que nos encheu de orgulho nestes dias de festival.

 


 
Seguindo o sucesso da última edição do Festival, este ano foi realizada pela segunda vez a competição de "Cinza mais Longa" com Ali Alrami, um participante do Kwait, como o grande vencedor do concurso.

A tradicional feira comercial, misturou lançamentos de várias empresas com artigos antigos voltados para colecionadores e novamente se converteram em um grande sucesso na parte de negócios do evento. Palestras sobre o mundo do tabaco e harmonizações (destaque para as harmonizações propostas em os vinhos italianos Chianti e os Habanos) também tomaram conta das manhãs e tardes desta semana acompanhadas das visitas às plantações e as principais fábricas de charutos da ilha.

 


 
A noite da quarta feira foi dedicada ao 25o aniversário das La Casa del Habano. A cerimônia foi realizada no Salón de Protocolo de El Laguito que foi decorado para simular uma imensa La Casa del Habano. Vários dirigentes destas casas em todo o mundo puderam dar seus depoimentos e foram homenageados na noite da festa de franquia internacional de muito sucesso. Edgar Esch, dono da maior La Casa del Habano do Brasil, e Fernando Teixeira, Gerente Geral da Emporium Cigars, estiveram presentes no evento representando o Brasil (foto abaixo). Um umidor da série comemorativa deste aniversário de 350 peças numeradas da marca La Glória Cubana foi rifado entre os participantes (veja matéria sobre o umidor aqui).

A noite foi também a oportunidade para os participantes conhecerem o rum Havana Club Cohiba Atmosphere Unión, um rum desenvolvido em conjunto pela Habana Club e a Habanos para harmonizar perfeitamente com o Cohiba Siglo VI. Curiosamente, o charuto distribuído para essa harmonização na ocasião foi o Cohiba Maduro 5 Genios.

 


 

O Festival encerrou-se na sexta feira, dia 27 de fevereiro, com uma noite dedicada à marca Montecristo, que cumpriu 80 anos. Nesta ocasião foi apresentado o Montecristo 80º Aniversário uma bitola especial de cepo (anél) 55 por 165mm de comprimento. A noite também foi marcada pela presença da Top Model britânica Naomi Campbell e da americana Paris Hilton (foto abaixo). O tradicional leilão de umidores fechou o XVII Festival del Habano arrecadando mais de 740 mil dólares para o Sistema de Saúde Público Cubano.

 

 

XVI Festival del Habano - 2014


Por Alexandre Avellar - 12/03/2014

A última semana de fevereiro foi marcada pela realização do XVI Festival del Habano. Como ocorre todos os anos, o Fetival foi o palco para a apresentação dos lançamentos da Habanos para o ano de 2014 e uma oportunidade para profissionais e aficionados do mundo inteiro conhecerem mais sobre o mundo do charuto e sobre a cultura cubana (veja o vídeo da feira comercial).

 


 
A noite de abertura, dedicada às marcas Partagás e Hoyo de Monterrey, apresentou as novidades destas duas marcas no tradicional Club Habana, antigo Biltmore Yatch & Country Club, ao som de uma das bandas cubanas mais famosas do momento, os Van Van.

A semana foi recheada de apresentações e atividades incluindo o tradicional concurso Habanosommelier. Este ano o colombiano Miguel Antonio Menéndez, representando a Espanha, foi o grande vencedor em uma final muito disputada com o Britânico Mike Choi.

O sommelier belga Ben Vinken comandou uma concorrida aula sobre a harmonização de charutos e cerveja. Na palestra, os participantes degustaram os charutos H. Upmann Half Corona, Hoyo de Monterrey Epicure No. 2 e o Partagás Série D No. 4 com a cerveja cubana Bucanero e as belgas Duvel, Leffe Brown Abbey, Malheur Brut Reserve e Chimay Grande Reserve.

Outra novidade preparada pela Habanos foi o concurso para ver quem conseguia a maior cinza. A atividade descontraiu e integrou os participantes que à medida que iam saindo da disputa, ficavam na torcida para que os colegas conseguissem manter a cinza do charuto por mais tempo. A jornalista cubana Olivia Terry conseguiu manter quase 16 cm de cinza dos 17,8 cm de comprimento do clássico Sir Winston, o Churchill da marca H. Upmann.

Na noite de quarta feira foi a vez da marca Trinidad ser a homenageada em um belo jantar harmonizado com os charutos do bitolário da marca preparado pelos Chefs Ron Blaauw e Israel Gata. O sommelier Cubo Van't Hoff foi o responsável pela seleção dos vinhos servidos nesta agradável noite no Museo de Belas Artes de Cuba. A noite marcou lançamento do Trinidad Vigia.

 


 
A Noite de Gala mais uma vez fechou o festival com muito glamour e com o lançamento mais esperado deste ano, o Upmann Reserva Cosecha 2010. Com apresentações do cantor britânico Tom Jones e cantores e dançarinos cubanos, a noite também foi palco das premiações ao Hombre Habano e do tradicional leilão de umidores que arrecadou mais de 1,1 milhão de euros para o sistema de saude pública cubano (veja o vídeo desta noite).

 

Edições Limitadas 2014 - XVI Festival del Habano


Por Alexandre Avellar - 13/03/2014

Ao contrario dos últimos anos, a Habanos S.A. não divulgou as Edições Limitadas para o ano no Festival del Habano. Segundo a direção da empresa, esta informação não foi dada para evitar as falsificações que costumam chegar ao mercado antes mesmo das versões originais. O Conexão Tabaco teve acesso a duas das Edições Limitadas para 2014 e traz para você, mais uma vez em primeira mão, a novidade.

 


 
Cohiba Robusto Supremo
Seguindo a nova tendência de charutos de bitola mais grossa, este belo Cohiba tem cepo (Anél) 58 por 127 mm de comprimento. A anilha que adornará este puro é a nova anilha da linha Clássica da marca, a exemplo do Pirámides Extra, lançado em 2012.

Partagás Selección Privada
A outra Edição Limitida é da marca Partagás na bitola de cepo (anél) 50 por 160 mm por comprimento. É o retorno da marca às Edições Limitadas após o breve intervalo de um ano.

A terceira Edição Limitada ainda é um mistério, mas ao que tudo indica não será nenhuma das outras marcas globais da Habanos; Montecristo, Romeo y Julieta, H. Upmann, Hoyo de Monterrey e José L. Piedra. Só nos resta aguardar!

 

Lançamentos do XVI Festival del Habano


Por Alexandre Avellar - 06/03/2014

Na última semana a Habanos S.A. anunciou os lançamentos reservados para o ano de 2014. Para este ano, as marcas brindadas com novidades em seu portifólio foram: Hoyo de Monterrey, Partagás e Trinidad. Outro lançamento foi a primeira Reserva da marca H. Upmann por ocasião do 170º aniversário da marca.

 


 
Esta Reserva sai em uma das bitolas mais tradicionais da marca, a No.2. Com todas as folhas envelhecidas por 3 anos, o H. Upmann Reserva, Cosecha 2010, chegará ao mercado em 5.000 estojos numerados de 20 unidades em cada, como tem sido o padrão das Reservas.

 


 
A clássica Série D da Partagás ganha mais uma bitola, a D No.6. Este charuto de pequenas dimensões (cepo 50 por 90 mm de comprimento) torna-se a bitola mais curta da linha. Esta nova bitola incorpora inovadoras embalagens, a caixa de madeira de 20 unidades em uma só camada e uma atrativa e prática caixa de papelão com 5 unidades.

 


 
A Hoyo de Monterrey também apresenta uma nova bitola dentro de uma tradicional família. A Le Hoyo de San Juan é produzida somente com folhas da região de San Juan & Martinez, um dos melhores terroirs do mundo para a cultura do tabaco. A nova bitola (cepo 54 por 150 mm de comprimento) oferece uma alternativa maior e mais grossa aos fãs da marca.

 


 
O Trinidad Vigia fecha os lançamentos anunciados para 2014. Após a descontinuação da produção do Robusto T e do Robusto extra, a marca ficou carente de uma bitola para atender aos apreciadores de charutos mais grossos. O Trinidad Vigia chega para preencher esta lacuna. Com cepo 54 por 110 mm de comprimento, este novo Trinidad será vendido somente em caixas de 12 unidades.

H. Upmann No.2 Reserva Cosecha 2010
Bitola de Fábrica: Pirámides
Nome Comercial: Upmann No.2 Cosecha 2010
Dimensões: Cepo (anél) 52 por 156 mm de comprimento
Apresentação: 5.000 estojos numerados com 20 unidades em cada

Partagás Série D No.6
Bitola de Fábrica: D No.6
Nome Comercial: Série D No.6
Dimensões: Cepo (anél) 50 por 90 mm de comprimento
Apresentação: Caixas de 20 unidades em uma só camada e caixas de papelão com 5 unidades

Hoyo de Monterrey Le Hoyo de San Juan
Bitola de Fábrica: Geniales
Nome Comercial: Le Hoyo de San Juan
Dimensões: Cepo (anél) 54 por 150 mm de comprimento
Apresentação: Caixas de madeira de 25 e 10 unidades e petacas com 3 unidades em tubos de alumínio

Trinidad Vigia
Bitola de Fábrica: Torres
Nome Comercial: Vigia
Dimensões: Cepo (anél) 54 por 110 mm de comprimento
Apresentação: Caixas de madeira envernizada de 12 unidades e petacas com 3 unidades em tubos de alumínio

 

XV Festival del Habano - 2013


Por Alexandre Avellar - 05/03/2013

O XV Festival del Habano começou de uma maneira muito especial. A tradicional Noche de Bienvenida, normalmente realizada em teatros por causa de apresentação de concertos musicais, foi realizada na belíssima fortaleza El Morro, onde situa-se o farol da baía de Havana. O lugar não poderia ter sido melhor escolhido para o lançamento das novas bitolas da marca Montecristo, o Double Edmundo e o Petit No. 2.

 


 
Com um mais um show de organização por parte da Habanos, o cenário da fortaleza nos levava às páginas do livro do francês Alexandre Dumas que deu origem ao nome desta que é uma das mais emblemáticas marcas de Habanos, O Conde de Montecristo.

Nesta noite, vários eram os cenários e atrações que faziam com que todos os presentes se encantassem, ao mesmo tempo que degustavam os novos lançamentos da Habanos e apreciavam uma bela vista da cidade e do farol.

Durante os dias do festival o público pôde participar de palestras sobre vários temas relacionados à Cuba e aos Habanos, além de aprender a enrolar o seu próprio charuto. Mesas redondas falaram sobre a harmonização entre bebidas como rum, vinho do porto, whisky, entre outras, e um bom puro.

Outra grande surpresa deste ano, foi a preparação de pratos por chefs croatas e um italiano com um ingrediente muito especial; a folha de tabaco.

No último dia do evento, em um dos concursos mais esperados do festival, o cubano Pedro Tejeda Torres venceu a final do Habanosommelier.

 


 
A Feira Comercial, a exemplo dos últimos anos, teve como destaque o estande da Habanos S.A., que sempre apresenta todas as novidades que serão lançadas durante o ano; o da Humidif, produtora de lindos umidores e acessórios; o estande da Brascuba, e os tradicionais estandes do Habana Club, Café de Cuba e de umidores e antiquidades relacionadas ao tabaco.

Noche Vegueros
Outra novidade foi relançamento da marca Vegueros. Esta marca, que homenageia os trabalhadores das plantações de tabaco cubanas, passou por um redesenho de sua identidade visual e agora volta ao mercado com novas bitolas e com um blend que se caracteriza pelo sabor médio a forte, ao contrário do anterior que era forte.

 


 
A apresentação da marca aconteceu no salão de protocolo de El Laguito, tradicional fábrica da Cohiba, e os 550 participantes puderam conhecer as novas bitolas da marca, Tapados, Entretiempos y Mañanitas

Cena de Gala
Para encerrar o Festival, a tradicional Cena de Gala homenageou a marca Partagás. Durante esta agradável noite foi apresentado o Partagás Lusitanias Gran Reserva, Cosecha 2007, primeira gran reserva da marca. Tudo isso ao som da Diva da musica cubana Omara Portuondo, que com seus 82 anos encantou mais uma vez todos os presentes com sua voz, seu carisma e simpatia.

 


 
Ao final do jantar, deu-se início ao leilão de umidores que este ano arrecadou a mais de US$ 1.200.000,00, dinheiro destinado ao Sistema de Saúde Pública Cubano. Os umidores deste ano foram das marcas Cohiba, Montecristo, Romeo y Julieta, Partagás, Hoyo de Monterrey y H. Upmann.

Neste ano, pela primeira vez realizou-se uma rifa para sortear um umidor com as principais marcas de Habanos. Os tickets foram vendidos durante o festival por aproximadamente 100 dólares o número.

Mais uma vez, Cuba brindou os amantes do tabaco com um evento de qualidade internacional e que, seguramente, mantém o Festival del Habano como o melhor e maior evento relacionado ao charuto no mundo.

 

Prêmio Hombre Habano en Comunicación - XV Festival del Habano - 2013


Por Alexandre Avellar - 20/03/2013

Criado em 1996 pela Habanos S.A. para prestar homenagem às pessoas que se destacam e contribuem para o reconhecimento do charuto cubano no mundo, o prêmio Hombre Habano é entregue, desde então, em três importantes categorias: Produção, Comunicação e Negócios.

Foi com muito orgulho e satisfação que o site Conexão Tabaco e o Brasil receberam a nomeação de Alexandre Avellar ao prêmio Hombre Habano na categoria Comunicação.

 


 
Os nominados para cada uma das categorias são selecionados através de uma criteriosa busca mundial e devem obter a aprovação unânime do Comitê Organizador do Festival e do Conselho de Direção da Habanos S.A., baseados em suas realizações e contribuição para a promoção do habano a nível mundial.

Entre os ganhadores desta categoria estão Marvin Shanken, da Cigar Aficionado, o ator britânico Jeremy Irons e editores de conceituadas revistas européias, além dos cubanos Don Alejandro Robaina e Compay Segundo.

A nomeação ao Hombre Habano en Comunicación coroa o trabalho sério e incansável realizado por Alexandre Avellar à frente do site Conexão Tabaco. Sua paixão e contribuição para a divulgação da cultura do charuto cubano fizeram com que esta nomeação viesse de maneira muito rápida, visto que nunca na história deste prêmio uma pessoa obteve este reconhecimento em tão pouco tempo.

Este prêmio também é dedicado a todos os leitores do site, que acessam e contribuem para que o Conexão Tabaco seja reconhecido mundialmente como uma das principais e mais inovadoras fontes de informação sobre a cultura do tabaco.

 

Lançamentos do XV Festival del Habano - 2013


Por Alexandre Avellar - 10/03/2013

O Festival del Habano foi, como de costume, o palco para a apresentação dos novos charutos preparados pela Habanos S.A. para o ano de 2013. Conforme o Conexão Tabaco havia antecipado, os principais lançamentos foram dentro do portifólio das marcas Montecristo, Vegueros e Partagás.

 


 
Com uma noite dedicada para cada uma dessas marcas, o Coctél de Bienvenida nos brindou com os dois lançamentos da Montecristo: O Double Edmundo e o Petit No.2. Com o Double Edmundo, a Habanos aumenta a família dos Edmundo (Edmundo, Petit Edmundo e Double Edmundo), charuto que tornou-se uma das principais referências desta que é uma das marcas mais vendidas de habanos.

O Petit No.2, versão reduzida do famoso Montecristo No.2, promete repetir o sucesso do "irmão mais velho" atendendo aos apreciadores que dip&oitlde;em de menos tempo para degustar um bom puro.

A grande novidade apresentada nesta marca, no entanto, foi a nova anilha destes dois charutos. Com a tradicional flor de lis e outros elementos graficos em dourado, a Habanos segue incorporando itens que dificultem cada vez mais a acao dos falsificadores. Estas novas anilhas adornarao todo o bitolario da marca e sera colocada no mercado gradativamente.

 


 
Uma grande surpresa foi o relançamento da marca Vegueros. Esta marca, que não é muito conhecida pelos fumantes menos experientes, passou por uma reformulação de toda sua identidade visual e também no seu blend. Esta marca que estava no território de sabor forte, agora vai para os médios a fortes.

 


 
As três novas bitolas, Mañanitas, Tapados e Entretiempos, visam os aficionados que buscam opções de charutos mais baratos para fumadas mais curtas.

 


 
A estrela principal sempre fica para a Noche de Gala. Uma das principais marcas de habanos, a Partagás, ganhou a sua primeira Gran Reserva. O Partagás Lusitanias Gran Reserva, Cosecha 2007, traz o double corona da marca com todo o estilo que ele merece.

Com todas as folhas de sua elaboração passando por cinco anos de envelhecimento, este puro será vendido em uma série limitada de 5.000 belos estojos numerados, com 15 unidades em cada.

Montecristo Double Edmundo
Bitola de Fábrica: Dobles
Nome Comercial: Double Edmundo
Dimensões: Anél 50 por 155 mm de comprimento
Apresentação: Caixas de 25 e 10 unidades e petacas de 3 unidades

Montecristo Petit No.2
Bitola de Fábrica: Petit No.2
Nome Comercial: Montecristo Petit No.2
Dimensões: Anél 52 por 120 mm de comprimento
Apresentação: Caixas de 25 e 10 unidades e petacas de 3 unidades

Vegueros Mañanitas
Bitola de Fábrica: Mareva Gruesa
Nome Comercial: Mañanitas
Dimensões: Anél 46 por 100 mm de comprimento
Apresentação: Latas de 16 unidades e petacas de 5 unidades

Vegueros Entretiempos
Bitola de Fábrica: Petit Edmundo
Nome Comercial: Entretiempos
Dimensões: Anél 52 por 110 mm de comprimento
Apresentação: Latas de 16 unidades e petacas de 5 unidades

Vegueros Tapados
Bitola de Fábrica: Mareva Gruesa
Nome Comercial: Tapados
Dimensões: Anél 46 por 120 mm de comprimento
Apresentação: Latas de 16 unidades e petacas de 5 unidades

Partagás Lusitanias Gran Reserva Cosecha 2007
Bitola de Fábrica: Lusitanias
Nome Comercial: Lusitanias Gran Reserva Cosecha 2007
Dimensões: Anél 49 por 194 mm de comprimento
Apresentação: 5.000 estojos numerados com 15 unidades em cada

 

Edições Exclusivas para La Casa del Habano - XV Festival del Habano - 2013


Por Alexandre Avellar - 17/03/2013

Fechando a série de reportagens sobre os lançamentos apresentados pela Habanos S.A. no XV Festival del Habano, em 2013, agora falamos das edições exclusivas para as La Casa del Habano e Habanos Specialist.

Bolivar, H. Upmann e San Cristóbal de La Habana são as marcas escolhidas para figurar nesta categoria, com destaque especial para a última, que será distribuída nas cobiçadas jarras de porcelana com 25 unidades do Torreón, um Robusto extra de Anél (cepo) 54 por 150 mm de comprimento.

 


 

 


 

 


 
Edições exclusivas para as La Casa del Habano:
- Bolivar Libertadores (LCH) - Caixa com 10 unidades
- H. Upmann Connoissieur A (LCH) - Caixa com 10 unidades
- San Cristóbal de La Habana Torreón (SCH) - 2012 (LCH) - Jarra de porcelana com 25 charutos

 

Edições Limitadas 2013 - XV Festival del Habano


Por Alexandre Avellar - 12/03/2013

Uma das novidades mais aguardadas pelos aficionados todos os anos são referentes às Edicçõs Limitadas da Habanos. Desde a introdução no mercado, no ano de 2000, as Edições Limitadas se converteram em grandes sucessos de vendas.

Estas edições trazem as tradicionais marcas de charutos cubanos em bitolas que não fazem parte de seus portifólios regulares. O envelhecimento de todas as folhas que fazem parte das Edições Limitadas por pelo menos dois anos conferem aos charutos sabores muito mais equilibrados e capas mais escuras.

Em 2013, as três marcas selecionadas foram: Romeo y Julieta, Hoyo de Monterrey e Punch.

 


 
Romeo de Luxe
Bitola de Fábrica: Capuleto
Nome Comercial: Romeo de Luxe
Dimensões: Anél 52 por 162 mm de comprimento
Apresentação: Caixas de 10 unidades

 


 
Hoyo de Monterrey Grand Epicure
Bitola de Fábrica: Montesco
Nome Comercial: Grand Epicure
Dimensões: Anél 55 por 130 mm de comprimento
Apresentação: Caixas de 10 unidades

 


 
Punch Série D'Oro
Bitola de Fábrica: Campanas
Nome Comercial: Pirámides
Dimensões: Anél 52 por 140 mm de comprimento
Apresentação: Caixas de 25 unidades

 

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