Conexao Tabaco
PrincipalNotíciasCharutosCachimbosEventosOnde FumarEstiloVideosContato
Em DestaqueCalendárioFestival del HabanoEncontro de Amigos de PartagásBig Smoke

Eventos > Encontro de Amigos de Partagás

Encontro de Amigos de Partagás - Novembro 2014


Por Alexandre Avellar - 12/12/2014

De 18 a 21 de novembro Havana foi novamente o palco para o Encontro de Amigos de Partagás. Partagás é uma das principais marcas de charutos cubanos e foi fundada no séc. XIX por Don Jayme Partagás. Sua fábrica é um ponto obrigatório para turistas que visitam Havana independente do gosto pelo charuto.

Situada atrás do Capitólio de Havana, a Fábrica da Partagás abriga uma La Casa del Habano que tornou-se um ponto de encontro de aficionados por charutos do mundo inteiro. A identidade das pessoas com a marca é tão grande que a Casa decidiu criar um encontro para reunir os clientes e amigos que frequentam o local.

 


 
A ideia foi tão bem aceita que hoje o Encontro de Amigos de Partagás é realizado duas vezes ao ano, em abril e em novembro e torna-se uma grande festa para os amantes do charuto e uma ótima oportunidade para rever grandes amigos em uma atmosfera de muita alegria, camaradagem e descontração.

São quatro dias de atividades sendo elas: noite de abertura, dia na praia, dia no campo e noite de Gala. Nesta edição do encontro, a 27ª, a noite de abertura foi realizada na Plaza de Armas, uma das mais tradicionais e antigas da cidade de Havana, em frete ao belíssimo Hotel Santa Isabel. Este hotel, um casarão do séc. XVIII, foi todo restaurado e já recebeu personalidades como o ex-presidente norte americano Jummy Carter e o vocalista da banda Led Zeppelin Robert Plant. A praça também é muito famosa abrigar o Templete, marco onde foi fundada a cidade de Havana.

O jantar ao ar livre na praça foi embalado por shows de dança e de música cubana e acompanhado de muito charuto, rum e mojitos, como não poderia deixar ser. Turistas e curiosos também puderam desfrutar dos shows, visto que não havia nenhuma barreira física entre as mesas onde foi servido o jantar e o resto da praça pública.

O dia na praia foi realizado no Hotel Blau Varadero no belo balneário de Varadero. Dois ônibus de turismo repletos de aficionados saíram da porta da Fábrica com destino à uma das praias mais bonitas do Caribe. Infelizmente, o dia foi muito prejudicado pelo mau tempo, o que limitou muito as atividades e os participantes ficaram basicamente na piscina e nas áreas de lazer do hotel.

O dia no campo foi um dia de surpresas especiais. Ao contrário dos tradicionais ônibus de turismo, os participantes foram levados para a Finca Alcona por jipes antigos, o que foi mais uma bela oportunidade de contato com a cultura cubana. Na Finca, todos puderam acompanhar uma briga de galos, muito tradicional na cultura camponesa cubana, e depois saborear um belo almoço camponês com carne de porco e peixe, além do tradicional Moros e Cristianos, prato cubano que mistura feijão e arroz.

A Noite de Gala aconteceu no tradicional Salão de Protocolo de El Laguito. El Laguito era um bairro residencial da alta sociedade cubana antes da Revolução Cubana. Hoje seus casarões abrigam órgãos governamentais e o mais famoso deles é a fábrica dos cobiçados Cohibas, os charutos mais premium do portifólio dos cubanos.

 


 
Mais de 270 pessoas puderam desfrutar de mais uma noite de charutos, música e um jantar especial oferecido pelo restaurante Ivan Justo, restaurante de propriedade de um dos ex-cozinheiros de Fidel Castro. Após o jantar foi realizada a tradicional rifa e o leilão de umidores nos quais foram arrecadados mais de 45 mil dólares, quantia que foi doada ao Sistema de Saúde Público Cubano.

Além das tradicionais atividades do encontro, o evento conta com várias atividades paralelas o que promovem ainda mais a integração dos aficionados. Os destaques deste ano foram a inauguração de dois novos paladares (nome dado aos restaurantes particulares em Cuba) um de propriedade de Abel Exposito e outro de Kiki, ambos ex-funcionários da La Casa del Habano de Partagás e muito queridos de muitos dos participantes.

O 27º Encontro de Amigos de Partagás foi novamente um sucesso. Clubes de charutos de vários países como Itália, Finlândia, Reino Unido, Canadá, Espanha e participantes de várias nacionalidade puderam se reencontrar e fazer novas amizades, tudo acompanhado do belo charuto cubano, que sempre é um ótimo elo na reunião de pessoas, descontração e boas conversas.

 

Encontro de Amigos de Partagás - Abril 2014


Por Alexandre Avellar - 23/04/2014

Na semana passada Havana recebeu o primeiro dos dois encontros anuais dos Amigos de Partagás. O evento acontece tradicionalmente duas vezes ao ano; em abril e novembro. O encontro de abril normalmente atrai menos pessoas, pois pela proximidade ao Festival del Habano, realizado em fevererio, acaba preterido em favor do Festival.

Pela primeira vez o Conexão Tabaco participou do evento nesta época do ano e as impressões foram as melhores. A diferença entre o evento de abril e o de novembro é realmente muito grande, o que torna a partipação interessante por suas diferentes características. Mas não pense que pelo fato de ter menos participantes o encontro seja menos animado.

 


 
Na verdade, justamente pelo fato de menos pessoas participarem - neste encontro foram aproximadamente 40 pessoas - as amizades se estreitam com mais facilidade e o fazem ser mais intimista.

Outro ponto importante é que pelo fato do grupo ser menor, as opções de lugares para a realização das atividades aumentam muito.

O encontro teve início com a Noche de Bienvenida, na terça feira, dia 15 de abril, no restaurante do Hotel Occidental Miramar. A noite teve a ilustre presença do embaixador brasileiro em Cuba, Cesário Melantonio Neto, e alguns assessores.

O tradicional Dia na Praia foi realizado no elegante Club Habana, antigo Biltmore Yatch & Country Club, onde os aficionados curtiram um belo dia de sol com muito charuto, drinks à base de rum, cerveja e um belo almoço.

Neste encontro o grupo teve a oportunidade de visitar a fábrica do rum Havana Club, rum cubano mais famoso no mundo, conhecendo todos os processos de produção deste excelente rum, além das diferenças de característica dentre as várias linhas da marca.

Após a visita à fábrica os participantes almoçaram e recorreram o Museo del Ron em Havana, reforçando as informações recebidas no passeio na fábrica.

 


 
A sexta feira, dia 18 de abril, começou com uma degustação de charutos Vintage com Rum Havana Club e o whisky escocês Glenlivet 12 anos. Em um ambiente bem informal na Sala Vip da La Casa del Habano da Partagás os participantes ouviram histórias e esclareram dúvidas com torcedores (enroladores de charuto) da fábrica durante a degustação.

A Noite de Gala, realizada no terraço do Hotel Saratoga, um dos mais elegantes de Havana, fechou a semana com chave de ouro. Uma suave brisa, um lindo por do sol e uma bela vista da cidade criaram a atmosfera perfeita para o encerramento do encontro que estendeu-se pela madrugada de sábado. Uma noite memorável.

O Conexão Tabaco organiza grupos para a participação no Encontro de Amigos de Partagás e nos próximos dias divulgaremos informações sobre datas e valores dos pacotes. Não deixe de participar!

Para mais fotos deste evento, acesse nossa fanpage no .

 

Encontros anteriores

Encontro de Amigos de Partagás - Novembro 2011


Por Alexandre Avellar - 22/11/2011

Dos dias 15 à 18 de novembro Havana foi palco do XXI Encontro de Amigos de Partagás. Este evento, um dos principais eventos de charuto de Cuba, tem sido realizado para comemorar o aniversário da La Casa del Habano da Fábrica Partagás e tem como seu principal foco a integração dos participantes e a troca de experiências entre os amantes de charutos de todo o mundo.

Noche de Bienvenida
O Encontro teve início com a Noche de Bienvenida na terça feira, dia 15 de novembro. A noite iniciou-se com um coquetel que foi seguido de jantar com buffet self-service de frios, pratos quentes e doces. Tudo isso regado à água, cerveja, Mojitos e ao tradicional Rum Cubano Habana Club 7 Años.

 


 

Para acompanhar os petiscos foram distribuidos ao longo da noite três Habanos, sendo eles um Laguito No.1 especialmente enrolado para o evento, um Partagás Série P No.2 e o famoso Partagás Série D No.4.

A grande surpresa da noite foi o anúncio feito pela Habanos S.A. da nova série que será lançada em breve em Cuba, os Añejados. Seguindo a tendência de procura de tabacos Vintage pelos aficionados, a Habanos S.A. marcará suas caixas com mais de 5 anos de envelhecimento com uma identificação dizendo "Añejado".

Em Cuba, estes charutos serão vendidos pelo valor dos mesmos charutos de fabricação mais recente, o que torna-se uma ótima opção de compra visto que pelo mundo estes charutos são vendidos com um ágio de pelo menos 30%.

Para lançar a série, foram distribuidas unidades de um Hoyo de Monterrey na bitola Hoyo de Deux, todos eles com mais de 5 anos de envelhecimento.

O concurso de cinzas mais longa animou os participantes e a premiada Cia. de Dança cubana, Ebony, embalou o evento com apresentações durante o jantar.

Día en la Playa
No dia seguinte a descontração tomou conta dos participantes. O local escolhido para o dia na praia foi o tradicional Club Habana em Miramar. Sob um lindo sol os partipantes tiveram a oportunidade de se divertir no mar, na piscina e na areia, disputando a tradicional partida de Volei de Praia.

Como não podia ser diferente o rum, os charutos e a alegria embalaram essa tarde de muito sol e diversão.

Día en el Campo
A quinta feira seguiu o ritmo de alegria ditado pelo dia na praia. O palco da descontração desta vez foi uma fazenda nas cercanias de Havana.

Com direito a leitão assado na brasa o dia que contou com atividades tradicionais do campo como o passeio de cavalo e briga de galo, além de partidas de "cabo de guerra", corrida de sacos e dominó.

Um excelente almoço campesino foi servido para encerrar a agradável tarde.

Noche de Gala
O XXI Encontro de Amigos de Partagás não poderia ter terminado de maneira melhor. O palco da despedida foi o Tropicana, tradicinal casa de shows à céu aberto construida na década de 50. Já na entrada era possível ver a expressão de encanto e alegria dos participantes assim como uma ponta de tristeza pelo fim de uma semana tão encantadora.

A atividade foi realizada no salão interno do Tropicana onde foi servido o jantar seguido do tradicional leilão de umidores em benefício do Sistema de Saúde Público de Cuba. Um resumo dos dias do evento foi projetado no telão enquanto algumas pessoas de destaque eram homenageadas.

Os charutos que acompanharam esta noite não deixaram por menos; um H. Upmann Royal Robusto abriu a noite, seguido por um Partagás Série E No.2. O terceiro charuto da noite foi na bitola do Série P No.2 enrolado especialmente para o evento pela famosa China, conhecida por ser a melhor enroladora de charutos da fábrica.

Para encerrar a festa, os participantes foram brindados com o maravilhoso espetáculo de dança desta casa que é, sem dúvida, uma das casas de espetáculos mais charmosas do planeta.

 

Voltar

Fly Me